365 motivos para amar Salvador

19 de agosto – Rolé de Bike

Por Clara Corrêa*

Clara e a sua bicicleta passeiam por Salvador (Foto: Raphael Ribeiro)

Clara e a sua bicicleta passeiam por Salvador (Foto: Raphael Ribeiro)

Se tem um hábito subvalorizado em Salvador é o de andar de bicicleta. Eu mesma, soteropolitana de corpo e alma, só fui aprender a me equilibrar sobre as duas rolas lá pela pré-adolescência e só criei gosto quando enveredei pelo mountain bike. Depois que comecei a escrever sobre sustentabilidade, adotar a bicicleta como meio de transporte foi um pulo. Foi aí que descobri que andar de bike por Salvador pode ser massa!

A começar pela orla que, apesar de não ter a ciclovia mais bem cuidada do mundo, é uma ótima opção de passeio nos finais de semana ensolarados da nossa capital. De Itapuã até Amaralina dá pra ir e voltar na ciclovia e ainda parar no caminho para tomar uma água de coco. Se não tiver uma bicicleta, não tem problema, dá para alugar uma ali no Jardim de Alah. Quem não tem uma bike para chamar de sua também pode alugar no Parque de Pituaçu. Os 15 quilômetros de trilha por dentro da reserva ecológica é uma programação deliciosa pra o domingão. E podem ficar tranquilos que aquelas bikes enferrujadas já foram trocadas e o policiamento anda reforçado na região.

Quem prefere um passeio mais radical, tem uma trilha incrível no canteiro central da Paralela (sério!!). É uma ótima alternativa para a galera que curte mountain bike, mas não quer ir até a Linha Verde para pedalar em um single track. Já quem prefere andar de galera, tem uma turma boa do Amigos de Bike que organiza pedaladas noturnas todos os dias da semana. Tem passeios em vários ritmos, com diferentes percursos e horários e todo o apoio de ciclistas experientes para quem quer começar (dá para ver a programação nesse link).

Clara curte a cidade sobre duas rodas (Foto: Raphael Ribeiro)

Clara curte a cidade sobre duas rodas (Foto: Raphael Ribeiro)

Já quem quer adotar a magrela como meio de transporte, a dica é planejar bem o trajeto (dando sempre preferência pelas vias menos movimentadas), seguir todas as regras de trânsito ( o que inclui nunca andar na contramão), e usar todos os equipamentos de segurança. Quem ainda não sabe pedalar ou não tem muita segurança para andar pelas ruas da cidade pode pedir auxílio ao Bike Anjo, ONG de ciclistas mais experientes e dispostos a ajudar os iniciantes de qualquer idade a encarar a bicicleta.

Dizem por aí que a prefeitura pretende transformar algumas vias da cidade em ciclofaixas nos domingos e feriados, e que vão implantar por aqui um sistema de aluguel de bikes nos moldes do que já existem no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. A Conder também prometeu mais 200 km de ciclovias pela cidade toda até a Copa do Mundo, e até agora nada. É esperar (e cobrar) pra ver.

Por hora, a dica é tirar a bike do fundo da garagem, limpar a poeira do capacete e descobri que Salvador pode ser ainda mais linda sobre duas rodas!

* Clara Corrêa comanda o Simplificando e foi convidada pelo blog para postar um motivo pelo qual ama Salvador.

+ infos:
Por aqui, já demos a dica de onde achar as bicicletarias da cidade
Clara também já escreveu para a Revista Yatch: Bicicleta como meio de transporte em Salvador. É Possível?
iBahia: De bike para o trabalho? Soteropolitanos contam a experiência e dão dicas

motivo #231 (Especial no Dia Nacional do Ciclista)

This entry was written by carolangom and published on August 19, 2013 at 2:21 pm. It’s filed under esporte, passeio, Soteropolitanidades and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

3 thoughts on “19 de agosto – Rolé de Bike

  1. Quem quiser andar de galera no canteiro central da paralela, pode encontrar o grupo Mural de Aventuras (www.muraldeaventuras.com.br) às terças, 20h.

  2. Pingback: 21 de setembro – Festival da Primavera | 365 motivos para amar Salvador

  3. Pingback: 22 de setembro – Salvador sem carro | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: