365 motivos para amar Salvador

23 de agosto – Show na varanda

Por Carol Andrade

O projeto Roda de tambores na Varanda Sesi (Foto: Reprodução/Blog Ritmo Expansão)

O projeto Roda de tambores na Varanda Sesi (Foto: Reprodução/Blog Ritmo Expansão)

Com um clima meio instável, de noite fresca e úmida, bom mesmo é curtir a sexta-feira acomodado em um lugar fechado, certo? Errado. A Varanda do Sesi, no Rio Vermelho, não está exatamente a céu aberto (por conta do toldo), mas é quase isso. É daqueles lugares especiais para assistir a um show bacana, tomar uma cerveja com os amigos, beliscar alguns petiscos e sentir o mar bem pertinho.

Afinal, o casarão construído na segunda metade do século XIX fica tão perto do mar, que precisou de um reforço no muro para os dias de maré cheia e enfurecida. O som do mar, inclusive, é a sinfonia perfeita para a ida ao banheiro, bem nos fundos da casa e ainda mais próximo do oceano.

O Grupo Botequim fez temporada de shows entre março e abril na Varanda (Foto: Luana Amaral)

O Grupo Botequim fez temporada de shows entre março e abril na Varanda (Foto: Luana Amaral)

O casarão antigo abriga o Teatro Sesi Rio Vermelho e a nossa protagonista do dia, a Varanda do Sesi. O espaço – que é pequeno, mas não tanto – é rodeado de mesas de madeira e ganha um enorme toldo em temporadas de chuva. No pequeno palco, estilos dos mais variados: rock, samba, chorinho, reggae, música afro e MPB.

Os shows geralmente acontecem por temporada e privilegiam artistas locais. Já passaram por lá Haroldo Macêdo, Alexandre Leão, Dão e a Caravanablack, Rafael Pondé, Grupo Botequim, Barlavento, entre outros artistas baianos. O melhor é que não importa a época do ano, a varanda não para nem durante a semana. Na maioria dos meses os shows acontecem de segunda a sábado. A animação é garantida.

Com clima de boteco, a Varanda do Sesi não perde o charme musical. Ao contrário de boa parte dos barzinhos, onde a “música ao vivo” está sempre em pano de fundo, lá o show é sempre o principal.  E o melhor: ainda é possível se jogar na dança, comer um queijo coalho, uma isca de peixe ou uma porção de batatas fritas de tira gosto. E quando o repertório é de samba, chorinho ou até MPB, os mais atirados da plateia se entregam aos passinhos em frente ao palco. Simples e bem aconchegante, a Varanda também é um lugar bacana para reunir a família.

O dia de hoje é rock’n roll, com tributo a Raul Seixas. Quem comanda a noite é a banda Eládio e as Panteras. O ex-pantera Carlos Eládio, que tocou com o próprio Raulzito, ao lado de Laura Cardoso, no contrabaixo, e Patrícia Teles, na bateria, faz um show especial aos 24 anos de morte do eterno Maluco Beleza.

Tudo, é claro, com as bençãos de Iemanjá.

+ infos:
Programação: Varanda Sesi

motivo #235

This entry was written by carolangom and published on August 23, 2013 at 8:44 pm. It’s filed under dia de chuva, música, noite. Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: