365 motivos para amar Salvador

24 de agosto – Rango Vegan

Por Carol Andrade

Na expectativa para o próximo Festival de Pizza (Foto: Divulgação)

Na expectativa para a próxima Noite de Pizza (Foto: Divulgação/Rango Vegan)

Ainda é uma (boa) surpresa descobrir a variedade de serviços que Salvador oferece. A Rango Vegan, que funciona no Pelourinho e também delivery é desses restaurantes especialmente encantadores, com princípios do veganismo, da economia solidária e do eco-feminismo.

Muito mais do que um lugar para comer saudável, a Rango Vegan é ainda chamada de “cooperativa” pelo trio de proprietárias que o fundaram. Lá elas promovem aulas de culinária (a última rolou no dia 18 de agosto, com temática mexicana), festivais de pizza, exposições e outros eventos culturais.

A história começou aos pouquinhos. Em 2006, era um carrinho de lanches circulando só com comidinhas veganas pela cidade. O projeto funcionou por dois anos até que em 2009 veio a necessidade de criar uma cozinha de produção. O lugar escolhido foi o Pelourinho, e a um passo do Santo Antônio do Carmo. Afinal o endereço específico é a Rua do Passo que liga os dois bairros. A partir daí, além dos já conhecidos salgados, doces, tortas e pães, tudo vegano, a cooperativa passou a fornecer o serviço de Marmitas Delivery.

Uma das delícias ensinadas na oficina de culinária mexicana (Foto: Divulgação/Rango Vegan)

Uma das delícias ensinadas na oficina de culinária mexicana (Foto: Divulgação/Rango Vegan)

Hoje a Rango Vegan completa sete anos e é celebrada entre amigos. Porque esse é o tipo de lugar de clientes fiéis e de comunidade. Afinal, o veganismo não é brincadeira e fortalece os laços de amizade. E quando a gente fala dos amigos, não tem como pensar em outra coisa senão o capricho e o cuidado.

E, depois de uma enorme reforma durante o mês de julho, a cooperativa está de volta e à todo vapor. O bacana é que dentro do site do projeto, tem a possibilidade de acompanhar todas as novidades da cooperativa. Lá também é possível saber como funciona as super requisitadas oficinas de culinária (além da mexicana, já rolou indiana, pães e massas, e até de doces, tortas e bolos).

No casarão antigo que está instalada, ainda rola de vez em quando a Noite Vegan Junk Fook, que mistura o fast food vegano (sim, hambúrguer, coxinha e outras delícias) com música independente. Ah! E o melhor: quem vai de bike tem desconto. Os festivais de pizza também são um espetáculo a parte.

No cardápio de Marmita Delivery, a cooperativa organiza as possibilidades dos pratos de acordo com os ingredientes frescos de feiras locais ou supermercados. Eles entregam uma marmita (que pesa em média de 400g a 500g) de segunda a sexta por apenas R$12, com a taxa de entrega já inclusa no valor. Demais né? Para organizar melhor, eles aceitam pedidos no dia anterior ou até as 10h do dia.

Matando a fome ao melhor estilo vegano: saudável, saboroso e tudo livre de crueldade contra os animais.

+ infos:
Rango Vegan: Site e Facebook
Telefone: 71 3488 2756
Endereço: Rua do Passo, nº 62, Pelourinho
Obs: não aceitam cartões!

motivo #236

This entry was written by carolangom and published on August 24, 2013 at 5:22 am. It’s filed under Paladar, programa barato, programa família, Serviço and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “24 de agosto – Rango Vegan

  1. Pingback: 28 de outubro – RedeMoinho Cooperativa | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: