365 motivos para amar Salvador

28 de agosto – Torta Búlgara

Por Carol Andrade

Foto da Torta Búlgara servida no Café Terrasse, na Aliança Francesa (Foto: 365 Salvador)

Foto da Torta Búlgara servida no Café Terrasse, na Aliança Francesa (Foto: 365 Salvador)

Por incrível que pareça a torta búlgara não existe no resto da país. A menos que algum soteropolitano tenha levado sua receita para outra cidade. A tal búlgara, presente em quase todos os cardápios de doceria e cafeteria da cidade, nada tem de gringa. Trata-se na verdade de uma sobremesa tipicamente baiana.

A origem é misteriosa. É uma receita simples, com apenas quatro ingredientes: ovos, chocolate em pó, açúcar e manteiga. Isso mesmo, uma torta que não leva farinha de trigo, nem fermento. Por isso, muitos especulam sobre seu surgimento. Alguns dizem que a receita foi criada há muito tempo, quando a farinha de trigo era coisa rara, já outros dizem que a torta é uma novidade e veio no embalo do petit gateau francês e da torta brownie americana. O que ninguém sabe, no entanto, é da onde veio essa receita e quem foi o chef desta delícia.

Há pouco tempo atrás, a fórmula era guardada a sete chaves. Se foi fácil descobrir os ingredientes, difícil era saber o modo de preparo. Para ter uma ideia da curiosidade em cima da receita, algumas pessoas chegaram a discutir em fóruns da internet. Até que naturalmente, as pessoas foram descobrindo e ela virou um sucesso absoluto em todos os cantos onde chegou. Mas até hoje os confeiteiros vão aprendendo aos poucos como a torta deve ser servida. Se mais crocante, ou mais fofinha, com textura de pudim, ou mais molhada. Ai, chega deu água na boca!

Acompanhada geralmente de creme de leite ou sorvete de creme, há que aprecie a torta búlgara com alguns morangos. Doce na medida certa, tem um aspecto de bolo solado, meio casca grossa. Mas basta a primeira colherada para saber na hora que a torta nada tem de grosseira, é quase um pudim de tão cremosa. Fato é que, assim como o pãozinho delícia, a taboca e o picolé capelinha, a torta búlgara é nossa. E assim, a gente já pode começar a festa.

+ infos:
iBahia: Da Bahia para o mundo: Confira a receita da baianíssima torta búlgara
Revista Muito #130 (26 de setembro de 2010): Um doce mistério

motivo #240

This entry was written by carolangom and published on August 28, 2013 at 9:03 pm. It’s filed under Paladar and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

7 thoughts on “28 de agosto – Torta Búlgara

  1. Evah Nick on said:

    A taboca existe não só no nordeste inteiro, como também em outros lugares e com diversos nomes, em Sergipe por exemplo se chama cavaco chinês (em Goiania se chama cavaco goiano).
    É interessante saber que apenas o nome taboca é usado aqui.
    Em Natal (RN) eles server também no saquinho porém não é enrolado como o cavaco ou a taboca.

  2. Um gerente antigo do Boi Preto me contou que esse bolo era conhecido como “Negão da Dadá” (ou algo assim). A própria fazia apenas com as pessoas de confiança, a receita não era para todos. Se trancava na casa e só depois de pronto saía. Com o tempo ganhou esse nome, mas não lembro porquê.

    Sei lá se é verdade, mas ele garantiu.

  3. Gabriel on said:

    Antes de ler isso perguntei a uma búlgara como eles chamavam a torta búlgara. Ela respondeu “e nós temos torta?”. Desde entao soube que era invenção brasileira, mas baiana… tem essa pinta de refinada que nao combina direito com a culinária típica baseada na alimentação dos escravos. Bom artigo e bom blog, Carol

  4. Patricia on said:

    A origem não sei qual é, só sei que comi algo muuuuuito parecido em um pub de Londres. No cardápio estava escrito: “Dark chocolate tart with crème fraiche”. Quem copiou de quem?

  5. Faltou só a receita!

  6. Mas são todas as docerias mesmo ?

  7. Pingback: 25 de dezembro – Cocada | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: