365 motivos para amar Salvador

1º de setembro – Ajeum da Diáspora

Por Carol Andrade

As entradinhas do primeiro domingo de setembro (Foto: 365 Salvador)

As entradinhas do primeiro domingo de setembro (Foto: 365 Salvador)

O Ajeum da Diáspora é uma das experiências gastronômicas mais especiais que esta cidade guarda. O projeto de valorizar a culinária afro-brasileira criado por Angélica Moreira é simples, caprichado e tem uma atmosfera totalmente caseira. E não tinha como ser diferente, afinal, tudo acontece mesmo em uma simpática casinha bem antiga no Tororó, com cheirinho de manjericão no quintal e muito carinho da idealizadora e sua família.

O projeto nasceu para amigos e amigos dos amigos, mas foi crescendo. Com as filhas Daza e Safira, a sobrinha Jaqueline, além de amigas, Angélica consegue receber até 50 pessoas. Mas o ideal é ficar entre 30 e 40. Como acontece dentro de casa, elas pedem que as pessoas confirmem até sábado o número exato dos convidados, para não faltar nada na cozinha e, claro, poderem preparar um almoço maravilhoso. O prato principal e as entradas custam R$25 por pessoa, as bebidas e a sobremesa são a parte. O preço justo pela concepção do projeto só é aceito em dinheiro, porque afinal de contas, não se trata se um estabelecimento, nem muito menos um restaurante.

A casinha antiga no Tororó abriga o Ajeum e a família de Angélica Moreira (Foto: 365 Salvador)

A casinha antiga no Tororó abriga o Ajeum e a família de Angélica Moreira (Foto: 365 Salvador)

Surgiu em fevereiro deste mesmo ano e desde então os domingos de Salvador ganharam iguarias de base africana, feitos com muito amor e uma pitada de surpresa. Isso porque a cada evento gastronômico do Ajeum, tanto o prato principal, quanto as entradas são diferentes. Angélica contou que só repetiu uma ou duas vezes, mas a maioria é criada de surpresa mesmo. E as receitas? “São da minha mãe, mas ganharam uma adaptação, foram reinventadas”, disse Angélica.

O prato principal de hoje deixou toda a mesa feliz (e concentradíssima, afinal, ninguém queria mais conversar, só comer!): moqueca de carne e banana da terra, com direito a feijão fradinho sentado ao fundo da gamela e um toque especial de camarão, chamado de Eran de Banana da Terra. Angélica confessou que a mãe dela não fazia esse prato com banana, mas achou que o ingrediente daria um charme especial. A gente confirmou.

O prato principal desta edição foi uma moqueca de banana da terra e carne  (Foto: 365 Salvador)

O prato principal desta edição foi uma moqueca de banana da terra e carne (Foto: 365 Salvador)

“Além de um diferente prato principal apresentado a cada semana, são servidas surpreendentes entradas, acompanhadas por cerveja bem gelada, capirinhas e por duas bebidas criadas na cozinha do Ajeum”, diz o panfleto. As bebidas são o Fufu, de aguardente, coco e gengibre e o Dedeu, uma batida fresca de tamarindo. Uma delícia à parte que pode ser degustada junto com as entradas.

A cerveja geladíssima e as entradinhas ganharam nossos corações para sempre. Na edição de hoje rolou um trio de farofa de beiju com carne seca, salada de repolho roxo e uma espécie de caldo de cenoura, os nomes são Faroquinha, Kirima e Comores.

A anfitriã Angélica Moreira (Foto: Divulgação/Ajeum da Diáspora)

A anfitriã Angélica Moreira (Foto: Divulgação/Ajeum da Diáspora)

Mas é a delicadeza do atendimento, a originalidade e a valorização da nossa cultura que deixam qualquer um encantado com a ideia do Ajeum da Diáspora. E o melhor, só existe aqui.

Perfeito para levar aqueles amigas turistas (lembre-se de agendar!) ou desfrutar os sabores tipicamente afro-brasileiros da nossa terra em um domingo a tarde.

A boa notícia é que Angélica e sua família já planejam uma versão no sábado (inclusive, para o feriado de 7 de setembro) e o projeto vai conquistando seu espaço a cada semana.

A gente se orgulha e dá força, viramos fregueses de quintal. Especialmente com os lindos e cheirosos manjericões plantados pertinho da mesa. Delícias da cidade!

+ infos:
Endereço: Rua Amparo do Tororó, nº 157, Tororó
Telefones (para reservar): 8806-8354/ 9160-8933
Ajeum da Diáspora: Facebook

motivo #244

This entry was written by carolangom and published on September 1, 2013 at 11:54 pm. It’s filed under Paladar, Soteropolitanidades and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

3 thoughts on “1º de setembro – Ajeum da Diáspora

  1. Conheço o ajeum e é excelente! Vale a pena conhecer.😀

  2. Gente babei de vontade de conhecer. Parabéns pelo belíssimo trabalho.

  3. Pingback: 28 de dezembro – Museu de Street Art de Salvador (MUSAS) | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: