365 motivos para amar Salvador

2 de setembro – A piscina artificial de Ondina

Por Luciano Matos

piscina ondina

A piscina de Ondina (Foto: 365 Salvador)

Achava que era uma daquelas lembranças infantis que não passavam de ilusão. Como assim uma piscina artificial em meio aos corais da praia de Ondina? Ninguém falava daquilo, não lia a respeito em lugar nenhum, não via comentários e não tinha nada nem no google. Devia ser mesmo coisas criadas pela cabeça de alguém quando era criança.

Decidi então ir lá em pessoa conferir. Não houve surpresa, só a confirmação de que os sonhos eram de verdade. Existe de fato a tal piscina. Não era ilusão. Hoje bem mais rasa que nas minhas visões e experiências de garoto, mas ainda está lá, acessível, fácil de chegar andando pelas pedras e ainda deliciosa para quem quer águas tranquilas em  meio as ondas na praia.

Ao chegar em Ondina, ali atrás da praça e das quadras, é só olhar para os corais que ficam ali. Aquela ilhota no meio da água, ali tem uma piscina. O indicado é ir na maré baixa, mais fácil para passar pelas pedras, sem riscos de pisar numa pinaúna ou ser jogado nas pedras pelas ondas. Mas é fácil, até uma criança ou um idoso conseguem passar fácil.

A piscina foi construída por volta de 1975, a mando de um militar reformado, ou algo assim. As testemunhas que relatam a construção não sabem exatamente, cada um conta algo sem grande exatidão. Mas a lenda é que ele utilizou materiais não aproveitados de uma obra próxima para construir a piscina entre as pedras naturais. Era originalmente uma piscina natural, mas que ganhou conforto e tamanho, com escadaria e um fundo cimentado.

Foi batizada de “Piscina de Seu Oliveira”, referência a como era conhecido o tal militar. Parte das modificações artificiais acabou sendo removida muitos anos depois e a piscina voltou a ter um aspecto mais natural. Ainda é possível, no entanto, ver o fundo artificial para não deixar que a história pareça invenção.

A maré é responsável pelo nível da piscina, que como já disse era muito mais funda do que é hoje e vivia lotada nos anos 80, afinal, Ondina era a praia popular e da moda na época, todo mundo ia pra lá. Ou será que tudo isso é ilusão de quando eu era guri?

#motivo #245

This entry was written by lubmatos and published on September 2, 2013 at 10:19 pm. It’s filed under praia and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “2 de setembro – A piscina artificial de Ondina

  1. já tomei banho ali quando guri

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: