365 motivos para amar Salvador

3 de setembro – Filte Bahia

Por Carol Andrade

O espetáculo Siré Obá faz parte da programação do FIlte Bahia (Foto: Divulgação)

O espetáculo Siré Obá faz parte da programação do FIlte Bahia (Foto: Divulgação)

São espetáculos de Angola, Itália, Chile, Equador, Rússia e ainda São Paulo, Ceará, Brasília e, claro, Bahia, com temas instigantes, abordagens variadas, sendo alguns premiados e badalados. Salvador ganha, portanto, um festival de arte cênica com um detalhe especial: a diversidade estética.

O Festival Latino-americano de Teatro da Bahia (Filte Bahia) inclui além das montagens baianas, brasileiras e gringas, oficinas e cursos, lançamentos de livros e outros eventos culturais durante nove dias (de 31 de agosto a 8 de setembro). Mas o melhor, vem agora: os preços para assistir às peças custam somente R$10 (inteira) e R$5 (meia), já para participar das oficinas, palestras e debates, é tudo gratuito.

Há quem reclame das poucas opções culturais da cidade, há ainda quem fale mal dos preços exorbitantes para assistir a uma peça de teatro, mas pelo menos dessa vez não tem desculpa. O teatro é muito marcante no processo de construção cultural da cidade, mas a impressão dos últimos tempos é de que o soteropolitano foi se distanciando cada vez mais deste universo.

O Filte Bahia (e ainda o o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia, o Fiac, que acontece logo mais em outubro) comprova uma necessidade e um carinho especial por esta arte.

Na sexta edição do projeto, o Filte conseguiu reunir 19 espetáculos, entre 35 apresentações baianas, com a 2º Mostra Internacional de Teatro Baiano e ainda o Colóquio em homenagem aos 150 anos de Stanislávski. Como o preço é em conta, a ideia é aproveitar os espetáculos durante a semana, já que no sábado e domingo eles costumam ficar bem mais cheios.

Entre alguns espetáculos baianos incríveis que integram a programação estão O Sapato do meu Tio (já aconteceu nos dias 1 e 2 de setembro), Namíbia, Não! (acontece entre os dias 3 e 5 de setembro), Remendo Remendó (3 e 4 de setembro) e Siré Obá – A Festa do Rei (4 e 5 de setembro).

O legal é que o evento também ganha versão em outras cidades da Bahia, como Ilhéus, Camaçari e a nossa vizinha Lauro de Freitas.

+ infos
Dá para acessar a programação completa e saber tudo mais sobre o Filte Bahia através do site oficial do evento

motivo #246

This entry was written by carolangom and published on September 3, 2013 at 9:21 pm. It’s filed under programa barato, teatro and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: