365 motivos para amar Salvador

6 de setembro – nomes de bairro

Por Carol Andrade*

(Foto: Reprodução/Naiá Braga/G1 Bahia)

Nomes inusitados ganham conotação sexual com o senso de humor soteropolitano (Foto: Reprodução/Naiá Braga/G1 Bahia)

Nesse dia que ficou conhecido convenientemente pelo Dia do Sexo (por conta do 6/9 da data), nada melhor do que lembrar alguns nomes curiosos (e bem interpretativos) de bairros em Salvador. Olha, eu vou dizer, com alguns desses nomes e um pouco de criatividade, dava para transformar essas maluquices da cidade em romance, viu? Ou vai me dizer que você nunca ouviu uma velha piada sobre quem mora no Pau Miúdo que nunca vai conseguir casar com quem mora na Curva Grande?

Se tem uma coisa que a gente observa nessa história é o senso de humor soteropolitano. Tanto para nomear os lugares, quanto para criar piada. Além de Pau Miúdo, que provavelmente é o bairro da cidade que mais sofre bullying em relação ao nome, o morador de Pau da Lima também deve ouvir alguns sorrisos maliciosos na hora de um simples cadastro de endereço ou entre os amigos. Há também quem pergunte sobre o pau graúdo em meio a tanta oferta de paus. O que não dá é para levar a sério, tem que tirar sarro.

Nessa brincadeira de conotação sexual com esses tantos nomes estranhos e divertidos, dá para viajar ainda em outros como Mata Escura e Boca da Mata, por exemplo. A sorte, se é que podemos dizer assim, é que para tantos paus, existem muitas matas. Mas se juntar ainda os nomes de ruas (que merecem um post só para elas) e sub regiões, ainda entra no jogo a Rua do Pau da Bandeira e a já citada e super famosa Curva Grande, que fica no Garcia.

No meio desse enlace amoroso, supondo que a história tenha endereço na Rua da Faísca ou na Rua do Paraíso, aí sim, já dá para desenvolver uma novela. Mas se o lance for só curtição, dá para resolver tudo de forma bem prática na Rua Pinto de Aguiar, conhecida como a tradicional rua dos motéis da cidade.

* Sugestão de Vitor Villar e Alexandro Mota.

+ infos:
G1 Bahia: Nomes curiosos batizam ruas e bairros de Salvador; conheça alguns
motivo #249

This entry was written by carolangom and published on September 6, 2013 at 11:18 pm. It’s filed under Soteropolitanidades and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: