365 motivos para amar Salvador

11 de setembro – loja de moda black

Por Carol Andrade

Os modelos Augusto Cesar e Luma Nascimento posam para a coleção Baianidades da N Black do verão 2013 (Foto: Divulgação)

Os modelos Augusto Cesar e Luma Nascimento posam para a coleção Baianidades da N Black do verão 2013 (Foto: Divulgação)

Em uma estreita galeria quase escondida do centro da cidade, na Rua Carlos Gomes, uma lojinha se destaca não só pelo monte de fitinhas do Senhor do Bonfim penduradas na grade, mas pela figura simpática de uma black power estampada na porta.  A N Black foi criada em 2005 por Najara Black como um negócio de camisetas para os amigos mas “foi crescendo tanto que precisei de um espaço físico”, contou orgulhosa a jovem empresária.

Em meio a uma temática urbana e moderna, a marca levanta a bandeira da moda afro, se é que existe tal especificidade. O diferencial está nos detalhes: editorial com modelos negros, paredes da loja super grafitadas, black power em todos os cantinhos, workshop de turbantes ou oficina de maquiagem com dicas especiais para peles negras, sem contar a parceria com alguns artistas da terra, como Magary Lord e sua filha, Kalinde Maiara.

Najara Black (Foto: 365 Salvador)

Najara Black (Foto: 365 Salvador)

O crescimento deu um salto que foi de marca de t-shirts para coleções feminina, masculina e infantil. Sem contar os acessórios e o flerte especial com o plus size. Como os produtos são confeccionados no atelier da loja, um gordinho que se encante por uma peça que não seja do seu tamanho, pode chegar lá, tirar medida e encomendar.

Tudo com capricho que mescla um estilo mais fashion e as últimas tendências da moda, ou das ruas de Salvador, como as cores e estampas. Além das tradicionais camisetas, a loja também vende vestidos, saias, blusas, blazers, bermudas, macacões, coletes e calças. O preço é razoável para uma produção independente que ainda é pequena. As camisas custam uma média de R$70, por exemplo.

Najara explicou que se inspira no universo black para criar as peças que produz e um dos seus objetivos é levantar a autoestima dos negros. Alguns símbolos do candomblé, e ainda o hip hop, o grafite e o orgulho da baianidade estampam suas principais camisetas.

A loja N Black fica na Galeria Tuiuti, na Rua Carlos Gomes (Foto: Divulgação)

A loja N Black fica na Galeria Tuiuti, na Rua Carlos Gomes (Foto: Divulgação)

Na última coleção, Najara criou a estampa “sou baiano” e a t-shirt foi um sucesso. “Era apenas uma edição especial mas tive que deixar permanente”, contou. O que mais chama atenção tanto na pequena sala que abriga a loja, quanto na própria concepção da marca é a relação forte que a N Black tem com Salvador.

É a cidade, afinal, que serve como cenário para os editorias, mas também como pano de fundo na inspiração: a cultura negra, os músicos daqui (Peu Meurray é trilha sonora no site e cedeu seu atelier para um dos editoriais), a equipe de produção e na decoração da loja.

A camiseta "sou baiano" virou um sucesso (Foto: Divulgação)

A camiseta “sou baiano” virou um sucesso (Foto: Divulgação)

Outro detalhe é que ao comemorar seu primeiro ano como loja física, a N Black inaugurou também uma loja virtual para entregar no país inteiro. “Depois que Kalinde usou uma camiseta no Programa da Xuxa, a procura pelos nossos produtos disparou!”, contou. A marca é comandada por Najara, seu sócio, Johnis Black, e uma equipe de produção.

No Facebook, todos os dias ela posta novidades, chamando os clientes de cremosos e cremosas. “Falo tanto isso que já me pediram até para criar uma camiseta com a expressão. Vai rolar em breve”, disse. E mesmo no final do dia, ela parece não perder a simpatia.

E em relação aos planos futuros, Najara continua otimista e quase sem fôlego: “vem coisa boa por aí!”. A gente aqui fica na torcida por essa moda afro, moda baiana, tão simpática, orgulhosa da terra, estilosa e “cremosa”.

+ infos:
Endereço: Rua Carlos Gomes,nº 826, Conjunto Comercial Tuiuti ,loja 11- Centro.
Telefone: 3329-4491 / 8812-4647
N Black: Site e Facebook

motivo #254

This entry was written by carolangom and published on September 11, 2013 at 2:46 am. It’s filed under compras, esconderijo, moda and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “11 de setembro – loja de moda black

  1. Adoro as roupas da Nblack, tudo muito lindo!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: