365 motivos para amar Salvador

14 de setembro – Mercadilho

Por Carol Andrade

O Mercadilho chegou a sua quinta edição (Foto: 365 Salvador)

O Mercadilho que reúne artistas locais e promove um ggrande encontro no Pelourinho chegou a sua quinta edição (Foto: 365 Salvador)

O Mercadilho surgiu este ano e chega agora a sua quinta edição. A ideia é de um bazar de arte, que reúne artistas locais para comercializar suas obras de forma informal e preços amigos. Fotografias, gravuras e ilustrações são as principais mercadorias. O evento acontece todo mês no mesmo lugar: o restaurante de cozinha natural Ramma, no Pelourinho.

“Vamos até a sexta edição, em outubro, e depois fecharemos este primeiro ciclo”, contou Andrea May, artista plástica, produtora cultural e idealizadora do projeto. Mas a ideia é que o Mercadilho continue em uma nova temporada depois. Tudo começou quando Ângela Rabello, a proprietária do Ramma, chamou Andrea para movimentar o espaço aos sábados. Ao contrário de outros eventos realizados pela produtora, que reuniam moda e arte, por exemplo,  dessa vez a ideia era limitar o projeto a um tipo mais específico de arte. Os laços estreitos da produtora com outro projeto, o Visio., ajudaram a caracterizar o bazar, que acabou ganhando uma espécie de “sobrenome do pai”, chamado de Mercadilho Visio.

O Canetarium é um mesão de desenho livre que permite a socialização de artistas e visitantes (Foto: Divulgação)

O Canetarium é um mesão de desenho livre que permite a socialização de artistas e visitantes (Foto: Divulgação)

São cerca de 15 a 20 expositores por edição, vendendo seus trabalhos por até R$100. A ideia é de que a cada edição, o projeto atraia um público novo para visitar e novas pessoas para vender seus produtos também. “São poucos os artistas que expõem mais de uma vez. A ideia é revezar para ter sempre novidades”, disse Andrea. Mas o melhor do projeto é a delícia do encontro e as consequências que podem surgir dele.

Uma mesa ao centro apelidada carinhosamente de Canetarium foi pensada para o desenho livre que agrega crianças até os mais coroas. De lá também podem surgir novas amizades e até parcerias.  Com o formato informal, de banquinhas espalhadas pelo pequeno ambiente, é muito fácil socializar. “A ideia é sair do Facebook”, sorriu Andrea.

O Mercadilho acontece no restaurante Ramma, no Pelourinho (Foto: Divulgação)

O Mercadilho acontece no restaurante Ramma, no Pelourinho (Foto: Divulgação)

Para os interessados em expor, Andrea garantiu que é um processo bem fácil. Os artistas entram em contato com ela que faz uma espécie de listinha para a nova edição. “A maioria é conhecida, mas alguns são bem novos, outros eu nem conhecia o trabalho”, contou Andrea.

O clima é de um grande encontro entre amigos. A decoração do restaurante e as comidinhas naturais também ajudam. Como o evento acontece de 12h às 17h, o buffet do Ramma é uma opção saudável e saborosa para almoço e depois abre espaço para os lanchinhos.

Pablo Cordier, um dos artistas em exposição, contou que esta é a segunda edição que ele participa. “Da primeira vez, vendi 70% do que eu trouxe. Foi muito bom. Hoje as vendas não estão tão boas, mas mesmo assim, acho que vale a pena participar”, contou Pablo.

Nesta quinta edição, os vinis também preencheram o ambiente. O DJ Munch levou sua vitrola e animou com um som agradável que foi de Karina Buhr a Serge Gainsbourg. Ele também abriu uma banca e vendeu algumas raridades. O clima é moderninho em meio ao velho Pelourinho.

+ infos:
Visio.: Blog e Facebook
Marque na agenda: o próximo Mercadilho acontece no dia 19 de outubro, das 12h às 17h
Restaurante Ramma (endereço): Praça do Cruzeiro de São Francisco, 07. 1 Andar – Pelourinho
Tel: 71 3321-0495


motivo #257

This entry was written by carolangom and published on September 14, 2013 at 3:53 pm. It’s filed under compras, Entretenimento, Serviço and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: