365 motivos para amar Salvador

19 de setembro – Don Papito

Por Carol Andrade

Ambiente simples, aconchegante e com clima de pós-praia (Foto: Divulgação)

O Don Papito tem ambiente simples, aconchegante e com clima de pós-praia (Foto: Divulgação)

A quinta-feira devia ser institucionalizada como o dia da semana perfeito para comer lambreta. É um dos dias mais “quentes” e badalados dos bares na Mouraria, por exemplo. O Don Papito é um dos mais conhecidos restaurantes da cidade quando o assunto é lambreta e sua história também começou na Mouraria, mas já faz um tempo (desde 2000) que seu endereço mudou para Piatã. As quintas-feiras, claro, continuam super tradicionais por lá.

Eleito quatro vezes seguidas pela Veja Salvador como o melhor lugar para comer lambreta, o Don Papito é restaurante queridinho de celebridades também. Batizado com o apelido do proprietário, o espanhol Adolfo Ventin Parada, o restaurante nasceu em 1974, na antiga sede do clube carnavalesco Os Internacionais, atrás do quartel da Mouraria.

As famosas lambretas do  restaurante (Foto: Reprodução/Veja Salvador)

As famosas lambretas do restaurante (Foto: Reprodução/Veja Salvador)

Durante 17 anos – de 1976 a 1993 – o bar ficou conhecido mesmo pelas lambretinhas e cerveja gelada. Naquela época, o bar chegava a dispor uma média de cem cadeiras espalhadas na rua (as quintas eram os dias mais movimentados).

Há quem diga que esse sucesso todo vem do cuidado e carinho do dono do bar. Papito sempre está presente, quase sempre tomando um vinho pelo salão e conhece os velhos e fiéis fregueses pelo nome. Suas histórias, cheias de simpatia, também levantam o astral do lugar que oferece lambretas escolhidas a dedo por ele.

Lagosta é uma das opções de prato no Don Papito (Foto: Divulgação)

Lagosta é uma das opções de prato no Don Papito (Foto: Divulgação)

A versão tradicional, com azeite e cebola, da porção de lambretas custa uma média de R$18. Mas o restaurante também serve outras receitas mais sofisticadas como a lambreta gratinada com queijo e alcaparra, por uma média de R$23. São 12 lambretas em todas as porções.

Quando mudou de endereço, o restaurante foi acolhido por uma casa de veraneio e o clima de pós-praia continua até hoje. Aconchegante, as cadeiras são de plástico e o ambiente é simples, mas delicioso. A noite também é perfeita para curtir com um petisco com os amigos. Além das lambretas, o restaurante oferece peixes, carnes e até tortilhas no cardápio. “Nem só a lambreta é boa, tudo que é servido lá é bom demais”, disse a cliente Maria Lúcia Bahia. A gente concorda.

Vai uma lambretinha, aí?

+ infos:
Endereço: Rua Curimaia, nº 06, Piatã
Horário de funcionamento: 17h às 0h (terça a quinta), 12h às 0h (sexta), 12h às 21h (sábado) e 12h às 19h (domingo).
Telefone: 3367-0104
Don Papito: Site e Facebook

motivo #262

This entry was written by carolangom and published on September 19, 2013 at 10:33 pm. It’s filed under noite, Paladar and tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: