365 motivos para amar Salvador

22 de setembro – Salvador sem carro

Por Carol Andrade

A Avenida Centenário tomada pelo Passeio Ciclístico da Primavera (Foto: Reprodução/ Som do Roque)

A Avenida Centenário tomada pelo Passeio Ciclístico da Primavera (Foto: Reprodução/ Som do Roque)

Hoje as grandes metrópoles do mundo participam – umas mais, outras menos – do Dia Mundial sem Carro. Em Salvador, a impressão é de que a data foi muito bem celebrada, com direito a inauguração das bicicletas do Itaú, as famosas laranjinhas que já dominam o Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais brasileiras. Muita gente aderiu ao passeio de bike e encheu as ruas da cidade de magrelinhas. Por aqui, a gente já falou do Rolé de Bike na cidade, já falou até das bicicletarias, mas o assunto não acaba assim tão fácil. O dia de hoje foi especial porque muitos soteropolitanos aderiram a ideia de deixar o carro em casa.

O melhor é que no meio deste assunto, muitas novidades chegaram a Salvador. Uma delas é a ciclofaixa do Campo Grande ao Centro Histórico, que deve funcionar todos os domingos e feriados, de 7h às 16h. O ideal seria uma ciclovia cortando toda a cidade, mas vamos com calma, afinal, os primeiros passos estão sendo dados.

Outro detalhe são as várias sinalizações de trânsito orientando os motoristas a respeitarem os ciclistas, sem contar as ciclovagas. As estações de compartilhamentos das bikes do Itaú, por exemplo, estão no Campo Grande, na Praça Castro Alves (em frente ao Cine Glauber Rocha), na Praça da Piedade, no Porto da Barra e no Jardim Apipema, na Barra.

Mesmo com uma manhã de chuva, os ciclistas encheram as ruas de Salvador e aproveitaram as novas ciclofaixas (Foto: Divulgação/Salvador Vai de Bike)

Mesmo com uma manhã de chuva, os ciclistas encheram as ruas de Salvador e aproveitaram as novas ciclofaixas (Foto: Divulgação/Salvador Vai de Bike)

Essas novidades fazem parte de um movimento chamado “Salvador Vai de Bike”, lançado pela prefeitura (só pra deixar claro, o blog não tem nenhum vínculo com o governo, ok?). As bikes do Itaú são as chamadas bicicletas compartilhadas e também são ideais para aqueles que ainda não têm uma para chamar de sua. Funcionam de forma prática e fácil. Para usar é só pagar uma taxa R$10 por ano. Mas atenção, existe algumas regrinhas na utilização da bicicleta. Se passar do tempo, por exemplo, será cobrado (via cartão) uma taxa de R$5 como uma “multa” por exceder o limite.

Além do Campo Grande, Avenida Sete e Centro Histórico, teve Passeio Ciclístico da Primavera com concentração no Dique do Tororó e que acabou invadindo a Avenida Centenário. A rua ficou cheia de ciclistas animados comemorando a domingueira sem carro na cidade, com direito até a mini trio. Tem coisa mais soteropolitana?

De qualquer forma, o dia fechou com chave de ouro o final de semana de boas vindas à nova estação. Depois da Feira da Primavera, Festival da Primavera e o domingo sem carro, a sensação é que as mudanças estão chegando e o clima é de que vem mais coisa boa por aí. Talvez sejam as flores!

+ infos:
Salvador Vai de Bike: Facebook
Bike Salvador (Bicicletas do Itaú): Entenda como funciona
Passeio Ciclístico da Primavera: Site
Correio 24h: Mais de 2 mil pessoas já se cadastraram no ‘Salvador Vai de Bike’

motivo #265

This entry was written by carolangom and published on September 22, 2013 at 7:36 pm. It’s filed under esporte, passeio, programa barato, programa família, Serviço and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “22 de setembro – Salvador sem carro

  1. Pingback: 28 de novembro – Piada de chuva | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: