365 motivos para amar Salvador

24 de setembro – Reciclagem

Por Carol Andrade

Mesmo um pouco desorganizado, este é um dos ainda poucos pontos de entrega de Salvador, no Supermercado Extra Paralela (Foto: Iracema Marques)

Mesmo um pouco desorganizado, este é um dos ainda poucos pontos de entrega de Salvador, no Supermercado Extra Paralela (Foto: Iracema Marques)

Para uma cidade tão grande como Salvador, a coleta seletiva ainda é (bastante) limitada. Na nossa cidade ideal, aquela que a gente sonha viver, cada um faria a sua parte dentro das suas casas ou apartamentos, o condomínio contribuiria e o caminhão de lixo já faria a seleção específica. Mas isso não acontece, infelizmente. De qualquer forma, a dica de hoje é para aqueles que já separam o lixo, mas não sabem muito bem o que fazer com isso, já que, no fim, mesmo que você separe, o lixo depois é todo misturado.

Mas sabe aquele velho clichê sobre quando Maomé não vai à Montanha? Pois, então, com o nosso lixo separado é a mesma coisa. Mesmo com uma coleta seletiva tão precária, não dá pra desistir tão fácil, ou pelo menos, não deveria. Nessa onda, uma soteropolitana retada (afinal, retada não é aquelas pessoas que fazem e acontecem?) chamada Iracema Marques montou um projeto, o Cidadanize-se. E como começou? “Foi porque eu queria reciclar, mesmo. Não achava onde, tinha a maior dificuldade em saber pra onde as coisas iam, aí surgiu a ideia”, contou Iracema.

Em foto mais recente, o PEV do Extra da Rótula do Abacaxi parece que tem até um fiscal (Foto: Iracema Marques)

Em foto mais recente, o PEV do Extra da Rótula do Abacaxi parece que tem até um fiscal (Foto: Iracema Marques)

O portal traz informações sobre as cooperativas de reciclagem de Salvador, com atualização da própria autora. Lá estão por exemplo os telefones e endereços da Cooperativa Múltipla Popular dos Trabalhadores de Tancredo Neves, a COOPERTANE, e Cooperativa Recicláveis de Canabrava, a COOPERBRAVA (responsáveis pelos oito unidades do mercado Bompreço), entre outras.  Mas o melhor mesmo é um mapa atualizado e bem completo dos principais Pontos de Entrega Voluntária de Material Reciclado, conhecidos como PEV.

O que dizer? A ideia é uma mão na roda para quem tem a consciência de como é importante reciclar o lixo, mas não sabe como fazer e por onde começar. Dos produtos reciclados mais comuns estão metal, papel, papel de jornal e revista, plástico, metal, vidro. Mas outros, menos comuns, mas tão urgentes quanto, também fazem parte do mapa: óleo de cozinha, medicamentos, lixo eletrônico. Por lá, tudo separado e organizado por categoria de tipo de lixo para você não perder tempo. Incrível, né?

No site, dá para perceber que as farmácias, especialmente as da rede Drogasil e a Popular do Brasil, recebem medicamentos reciclados. Alguns shoppings, como o Piedade e o Salvador, o Instituto Brasileiro Geografia e Estatística, nos Supermercados Extra, além de poucas faculdades, também recebem muitos materiais. Até a Paróquia de Santana, a famosa igrejinha do Largo da Dinha, recebe papéis, jornais e revistas.

Basta se organizar para levar os materiais. Dá para juntar com o vizinho e levar tudo na mesma viagem. A depender da situação, é possível entrar em contato com as cooperativas para organizar uma coleta seletiva no seu condomínio ou para os mais articulados, a rua ou bairro. Não tem mais desculpa!

+ infos:
Cidadanize-se: Site e Facebook
G1 Bahia: Cooperativa coleta 45 toneladas de lixo reciclável por mês em Salvador
Eco Desenvolvimento: Guia: como implantar a coleta seletiva
Bahia Pet: Postos de Coleta Seletiva
iBahia: Baiana cria mapa com pontos de entrega de material reciclável em Salvador

motivo #267

This entry was written by carolangom and published on September 24, 2013 at 3:36 am. It’s filed under Serviço and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: