365 motivos para amar Salvador

4 de outubro – Missa de bicho

Por Carol Andrade

Da Igreja São Francisco de Assis, o padre André Alencar abençoa os bichinhos, em 2012 (Foto: reprodução/Tribuna da Bahia)

Da Igreja São Francisco de Assis, o padre André Alencar abençoa os bichinhos, em 2012 (Foto: Reprodução/Tribuna da Bahia)

Não, você não leu errado. No dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis – protetor dos pobres, meio ambiente e animais – não só é permitido levar nossos amados bichinhos para dentro de algumas igrejas, como é possível ainda sair com eles todos abençoados pelo padre.

Os rituais acontecem em todo o Brasil, mas em Salvador ganha detalhes especiais. Porque como a gente já percebeu ao longo desses motivos todos, trata-se de uma cidade cheia de singularidades. A religião faz parte do cotidiano da cidade, é uma coisa muito forte, mesmo para quem nem se importa muito com isso. Daí você já tira, né? Alvorada de fogos, bençãos e festejos para celebrar São Francisco e o Dia Mundial dos Animais. Lembrando que a gente falou da mais exuberante igreja da cidade, justamente a Igreja São Francisco, no Pelourinho.

Feirinhas de adoção também estão espalhadas pela cidade. Uma das mais famosas, é promovida pelo Abrigo São Francisco de Assis e acontece na Praça Ana Lúcia Magalhães, no fim de linha da Pituba. Além, é claro, dos festejos e missas agendadas. O dia começa cedo! Às5h30, por exemplo, tem alvorada em Nova Brasília de Itapuã, depois às 6h, mais uma na Boca do Rio e outra às 7h, em Alto de Coutos, na Paróquia de São Francisco.

As missas do dia são especiais ao santo, mas são realizadas com diversos temas. Para os enfermos, para os idosos e para os animais. A benção dos bichinhos (de cachorros à jabutis, de gatos à papagaios) geralmente acontece a partir de 10h/11h, vai depender de cada paróquia. O engraçado é ver todos juntos e reunidos na fila da benção ou mesmo o padre despejando água benta nos pets.

Bichos abençoados!

+ infos:
TV Bahia: Católicos levam bichinhos de estimação à igreja nesta sexta para serem abençoados
G1 Bahia: Dia de São Francisco de Assis terá missa e feira em Salvador; saiba mais

motivo #277

 

 

This entry was written by carolangom and published on October 4, 2013 at 2:44 am. It’s filed under igreja and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: