365 motivos para amar Salvador

10 de outubro – Pós-Lida

Por Carol Andrade

Nessa edição, Tuzé de Abreu tocou algumas das suas composições no Pós-Lida (Foto: Amana Dultra)

Nessa edição, Tuzé de Abreu tocou algumas das suas composições no Pós-Lida (Foto: Amana Dultra)

Para os amantes da poesia, da prosa, da literatura, ou para quem nem liga muito pra isso, mas gosta de um movimento, o Pós-Lida é programa certo na cidade a cada quinze dias. O evento que acontece em um dos lugares mais bacanas e aconchegantes do Porto da Barra, no Sebo Porto dos Livros, reúne ainda um pouco de música, gente descolada e conferências por Skype, com aqueles participantes que estão longe da cidade.

Criado em 2012, por James Martins,  a ideia era reunir uma galera interessada em recital, em literatura para um encontro, uma espécie de festa. Deu certo. O Pós-lida já fez aniversário de um ano, em março, e continua firme e forte quinzenalmente, sempre às quintas-feiras. O público geralmente é uma galera mais jovem, entre poetas, escritores, admiradores e, claro, quem tá a fim de um programinha mais light na semana.

A gente pode até considerar um festejo literário ou uma celebração das palavras, afinal são elas as protagonistas da noite (o Pós-lida acontece pontualmente às 19h30). E geralmente é dia de casa cheia, mesmo em tempos de chuva (como foi o caso dessa nossa semana na cidade). “Depois de um dia de trabalho é muito bom terminar com poesia”, disse Gislene Ramos, estudante de jornalismo e uma das frequentadoras do evento.

O ambiente é dos mais aconchegantes possíveis. A plateia pode se esparramar entre poltronas, almofadas e o chão à vontade. A música dá o tom da noite, mas um dos detalhes mais interessantes está na interação com a tecnologia à distância. Rapidamente, quem está em Buenos Aires, São Paulo, Rio de Janeiro, chega à Salvador “num passe de mágica” e participa do Pós-lida.

Nesta quinta James Martins recebeu o músico Tuzé de Abreu e o escritor Davi Boaventura, diretamente de Porto Alegre, para a noite. E o melhor: tudo de graça. Porque conversa boa, sarau, poesia, é assim: livre, leve e solto.

+ infos:
Pós-lida: Facebook e Blog

motivo #283

This entry was written by carolangom and published on October 10, 2013 at 4:46 am. It’s filed under festa, literatura, música, noite and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

2 thoughts on “10 de outubro – Pós-Lida

  1. Olá, adorei as postagens do blog. Parabéns!!
    Não consegui ler tudo ainda, mas lerei.
    Não sei se já falaram sobre a biblioteca central dos barris (com as salas de cinema, o espaço xisto e tudo mais). É um canto muito legal de Salvador.
    Abraços!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: