365 motivos para amar Salvador

29 de outubro – o maior acarajé da Bahia

Por Vitor Villar*

Haja fome: o acarajé chega a pesar 1,5 kg / Foto: reprodução

Haja fome: o acarajé chega a pesar 1,5 kg  (Foto: reprodução/youtube)

A gente sabe que um bom filho de São Salvador não dispensa um acarajé. E que muita gente anda retada com o tamanho do quitute, que diminui mais a cada dia. Mas tem uma baiana que leva a gula baiana a sério: Binha da Liberdade, a dona do maior acarajé da Bahia, quiçá do mundo.

Todos os dias, o pessoal faz uma fila enorme na frente da casa dela, na Ladeira do São Cristóvão, nº 75, na Liberdade. Quando dá 22h, todo mundo tá lá, a postos para saborear o maior acarajé que se tem notícia. Com o caruru, o camarão e afins, o bicho chega a pesar “um quilo, um quilo e meio, a depender do feijão”, como explica a própria Binha. Pra quem nunca pesou um acarajé na vida, isso significa um quitute até quatro vezes maior que o normal.

E o melhor: Binha vende pelo mesmo preço que as demais baianas: R$ 5 sem e R$ 6 com camarão. É uma pechincha, diante da enormidade do lanche. E ela garante que dá sim para lucrar com o dinheiro: “se souber escolher os ingredientes, dá para ganhar um trocado, só não dá para ficar rica, mas ajuda”, brinca.

O trabalho é tanto, que Binha passa o dia inteiro preparando o petisco. Por isso que a venda só começa às 22h, quando a baiana finalmente termina os quilos e quilos e massa, caruru, vatapá, salada… Tem gente que se esbalda no lanche. “A maioria compra pra garantir a janta e dividir com a família. Só que tem gente que aguenta comer um sozinho e tem gente que come até dois!”, brinca Binha.

Com tanta generosidade e simplicidade, Binha já virou uma celebridade do bairro, querida por exemplo por Márcio Victor, cantor do Psirico. E não é pra menos, né? Dá-lhe Binha, a dona do maior acarajé do mundo.

+infos:
Binha do Acarajé
Ladeira do São Cristovão, n°75, Liberdade
Funcionamento: “a partir de umas 21h, 22h, depende da fritura”.
Tel: (0xx71) 3256-1694
Abaixo, uma matéria feita com a baiana:

* Vitor foi convidado pelo blog para postar um motivo pelo qual ama Salvador. Ele também já escreveu sobre Gripe Ziriguidum, Passeio na Orla da BarraMulher de SalvadorComprar roupa barataSalada SalvadorFonte Novao clássico BaxVi, o São João no Pelô, a Academia ChampionCafé Terrasse, ‘Ivis’ e ‘Lá Ele’ e greve ao som de Edson Gomes.

This entry was written by carolangom and published on October 29, 2013 at 7:20 pm. It’s filed under Paladar, personagens, programa barato and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: