365 motivos para amar Salvador

5 de novembro – Forte São Marcelo

Por Carol Andrade

O Forte São Marcelo, ou Forte do Mar, é o único forte redondo das Américas e um dos nossos grandes cartões-postais (Foto: Reprodução)

O Forte São Marcelo, ou Forte do Mar, é o único forte redondo das Américas e um dos nossos grandes cartões-postais (Foto: Reprodução)

Não tem como dizer que Salvador não é uma cidade protegida. Se a gente contasse a quantidade de igrejas, terreiros e fortes, e tivesse que comentar sobre cada um, certamente este projeto ganharia alguns meses a mais. Como o caso não é esse (por enquanto!) e o blog ainda está na ressaca de aniversário da Baía de Todos os Santos (1º de novembro), o Forte São Marcelo é daqueles cantinhos naturalmente amáveis da cidade. Esse clichê turístico de Salvador, que embeleza qualquer viagem (seja por terra, ar ou mar), por incrível que pareça, ainda não foi desbravado por muitos soteropolitanos.

Estrategicamente posicionado em cima de um banco de areia, no meio do mar, este é um lugar de tirar o fôlego. Mesmo para quem vive atravessando a Baía, seja de barco, lanchinha ou ferry-boat, um passeio dentro do Forte São Marcelo ainda surpreende. Rodeado por mar, ao pisar os pés nele você consegue sentir a imensidão da natureza da cidade.

Para chegar lá, um verdadeiro ritual deixa a visita ainda mais charmosa: só é possível chegar de barco. Agora dá para imaginar um prisioneiro em séculos passados tentando fugir dali? O Forte do Mar, apelido que ganhou, é o único com formato circular nas Américas, mas ao contrário do que se imagina, nem sempre foi redondo.

Depois de um longo período de abandono, o Forte foi reformado e em 2006 abriu para visitação, fechando novamente em 2011 (Foto: JotaFreitas/Bahiatursa)

Depois de um longo período de abandono, o Forte foi reformado e em 2006 foi aberto para visitação, fechando novamente em 2011 (Foto: JotaFreitas/Bahiatursa)

Lá no século 17, quando foi construído, tinha forma triangular e foi construído em madeira. O Forte foi marcante em diversas batalhas e teve participação especial em quase todos os episódios de luta da nossa cidade e até de batalhas que nada tinham a ver com os soteropolitanos. Na invasão holandesa, na Independência da Bahia, Independência do Brasil, na Revolta dos Malês e até na Revolta Farroupilha, dos gaúchos, quando Bento Gonçalves foi aprisionado aqui em Salvador.

Depois de um longo período de abandono, em 2006 o patrimônio foi aberto para visitação, depois de uma reforma que pintou (parcialmente) sua fachada de branco, além de ter feito reparos na sua estrutura inusitada. A notícia chata é que o Forte está fechado para visitações desde 2011. Quando aberto, o preço da visitação custava uma média de R$10, incluindo a breve viagem de barquinho, (5 min) saindo do Terminal Náutico, ali em frente ao Mercado Modelo. Lá dentro ainda funcionavam restaurantes e um centro cultural, com direito à alguns objetos em exposição e um pouco da história do lugar.

Mas como a gente não trabalha com decepções nesse blog, o verão de 2014 promete não só a volta dos corpinhos sarados nas praias, o calorão delícia e os ensaios de axé, mas também, a reabertura desse lugar divino maravilhoso, como diria Gal Costa. E assim como a Ponta do Humaitá, o Solar do Unhão, a Ilha de Itaparica e Itapuã, taí um belíssimo pôr-do-sol (mais um para uma lista que continua crescendo!). Para ficar de olho e não desperdiçar mais nenhuma oportunidade.

+ infos:
Bahia.com: Forte São Marcelo
Correio24h: Forte de São Marcelo vai ser reaberto no Verão
Tribuna da Bahia: Visitas a Forte São Marcelo só em 2014

motivo #309

This entry was written by carolangom and published on November 5, 2013 at 12:34 am. It’s filed under arquitetura, Baía de Todos os Santos, passeio, Soteropolitanidades, verão and tagged , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “5 de novembro – Forte São Marcelo

  1. Pingback: 31 de dezembro – admirar Salvador pela janela | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: