365 motivos para amar Salvador

12 de novembro – Teatro Martim Gonçalves

Por Carol Andrade

O Complexo Arquitetônico da Escola de Teatro da Ufba, incluindo o Teatro Martim Gonçalves, faz parte do antigo Solar Santo Antônio, um dos casarões mais bonitos da cidade (Foto: 365 Salvador)

O Complexo Arquitetônico da Escola de Teatro da Ufba, incluindo o Teatro Martim Gonçalves, faz parte do antigo Solar Santo Antônio, um dos casarões mais bonitos da cidade (Foto: 365 Salvador)

Encare o Teatro Martim Gonçalves como o coração de um enorme corpo. É porque não tem como amar o Teatro separadamente, sem nem lembrar da arquitetura belíssima daquele lugar em que ele se encontra. A Escola de Teatro, com seu pavilhão de aulas, seria os membros que dão os movimentos harmônicos. Já o setor administrativo, para nossa surpresa está guardado em um dos casarões mais bonitos de Salvador e seria o cérebro. Tudo isso e outros detalhes mais específicos fazem parte do chamado Complexo Arquitetônico da Escola de Teatro da Ufba.

Não tem quem passe na Rua Araújo Pinho e não note um jardim encantador e muito exibido. Dúvido que até os mais indiferentes e insensíveis não notem. O jardim e suas margaridas laranjas são uma das belezas de um antigo casarão, hoje muito branco e, talvez por isso, muito iluminado: o Solar Santo Antônio. A história é até curiosa. Antes de ser o Teatro Martim Gonçalves, o lugar se chamava Teatro Santo Antônio. A proteção divina do nome de batismo funcionou.

Quando foi construído, não passava de um prédio provisório. Era 1958 e desde então o Teatro foi demolido, reconstruído e reformado, mas sempre mantendo-se fiel a sua base de palco italiano, com o que os mais técnicos chamam de plena caixa cênica. Assim, enfrentou seu período fechado e foi reinaugurado em 2007, novinho em folha.

O Teatro Martim Gonçalves, ou o coração desse corpo, é a verdadeira razão da energia da Escola. Afinal, ele é o principal laboratório para o ensino, a pesquisa e as produções dos jovens atores, diretores e, também, professores e mestres da arte cênica. Sem ele, muito provavelmente, não haveria tanta vida ali. Embora a gente saiba que todas as partes do corpo são importante para um organismo viver. Por isso, é importante que a gente valorize este lugar. Não só bonito, como histórico, mas ele é também muito importante para nossos artistas em formação.

A programação no teatro é sempre cheia. De espetáculos experimentais à montagens mais robustas, de festivais de teatro internacionais a peças mais intimistas, às vezes, espetáculos infantis. A variedade é imensa. Os preços? Muito mais em conta que muitos teatros da cidade e, de quebra, você ainda aproveita toda a graciosidade e memória desse lugar.

Quem foi Martim Gonçalves?

À frente da Escola de Teatro da Ufba desde o seu surgimento, foi nomeado diretor pelo então reitor da Ufba, Edgard Santos. Martim Gonçalves se transformou em um dos grandes nomes das décadas de 50 e 60 quando o assunto é arte soteropolitana. Na época, ele e outras figuras mais, como Hans-Joachim Koellreutter, diretor da Escola de Música, e a bailarina polonesa Yanka Rudzka, da Escola de Dança, movimentaram o cenário artístico de Salvador. Abrindo portas para muitos artistas que surgiriam logo na próxima geração. Quem fala isso com maior propriedade é o escritor Antonio Risério, no livro Avant-Garde na Bahia.

+ infos:
Teatro Martim Gonçalves: Site e Facebook
Endereço: Rua Araújo Pinho, 27/292, Canela (Solar Santo Antônio)
Telefone: 71 3283-7862

motivo #316

This entry was written by carolangom and published on November 12, 2013 at 3:09 am. It’s filed under arquitetura, arte, programa barato, programa família, teatro and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “12 de novembro – Teatro Martim Gonçalves

  1. Pingback: 14 de novembro – Boteco do França | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: