365 motivos para amar Salvador

17 de novembro – Morro do Cristo

Por Carol Andrade

O Morro do Cristo avança sobre o mar da Barra e ganha vista panorâmica do Rio Vermelho ao Farol da Barra (Foto: ME/Portal da Copa)

O Morro do Cristo avança sobre o mar da Barra e ganha vista panorâmica do Rio Vermelho ao Farol da Barra (Foto: ME/Portal da Copa)

Entre os tantos cartões-postais de Salvador, o Morro do Cristo é um dos mais cotidianos e encantadores. Acho até que aquela sinaleira, que fica ali em frente, foi estrategicamente pensada para o deslumbramento. Quantas vezes você chegou ali e, na demora do sinal vermelho, conseguiu registrar, pela máquina do celular mesmo, aquele visual tão bonito? Mas o melhor da vista é poder desfrutar um bom passeio por ali e de preferência como pedestre.

Lugar perfeito para assistir ao pôr do sol, o Morro do Cristo, ou melhor o Cristo daquele morro tem muita história pra contar. A estátua foi esculpida na Itália, em mármore carrara pelo artista Pascoale de Chirico na década de 20 e tem 2,80 metros de altura. O escultor também foi o responsável por outras estátuas emblemáticas de Salvador, mas a maioria foi esculpida no bronze, como o Castro Alves, que fica na frente do cinema Glauber Rocha, e o Thomé de Souza, que está localizada na Praça da Sé.

Com braço direito estendido, o Cristo parece abençoar um belo trecho da orla soteropolitana e guiar navegantes, banhistas e surfistas (Foto: Reprodução/Tito Garcez)

Com braço direito estendido, o Cristo parece abençoar um belo trecho da orla soteropolitana (Foto: Reprodução/Tito Garcez)

Mas só nos anos 60 ela foi parar onde a gente conhece como o Morro do Cristo. A princípio, foi instalada na Ondina, e tinha como base cristais de quartzo que logo foram depredados. Com a mudança de endereço, acabou batizando aquele ponto único da cidade com vista panorâmica do Rio Vermelho ao Farol da Barra.

De um lado, a luz do farol e a imensa faixa de areia dourada pelo sol, do outro lado, o mar aberto e azul, revelando um pouco da Ondina e até um pedacinho mais adiante. Nosso protetor está ali, testemunhando o entardecer, os namorados agarradinhos, os atletas em exercício, a folia do Carnaval, os surfistas e suas ondas no Barravento e alguns edifícios sendo construídos. Mas principalmente, abençoando – para quem acredita – um belo trecho da nossa cidade.

Seja lá de cima, do quase mirante, ou sob as sombras dos coqueiros e das bençãos do Cristo, a ideia é estender uma canga ou toalha sobre a grama e apreciar. Bom também para piquenique com um grupo de amigos (mas, claro, não vale deixar tudo sujo depois!). Perfeito ainda para um passeio com o cachorro, com a família, ou simplesmente para ficar sozinho e pensar na vida. Um lugar para curtir o fim da tarde do domingo e relaxar.

“É como o Cristo Redentor do Rio de Janeiro?”, alguém pode perguntar. O nosso é, sem dúvidas, muito mais modesto. E minúsculo, perto do carioca. Do alto de um pedestal de concreto, revestido de mármore escuro, parece representar a simplicidade e é muito mais acessível. Basta chegar. Com o braço direito estendido, a estátua se volta para o mar, como um sinal para os navegantes, mergulhadores, surfistas e banhistas.

A proteção, aliás, parece cercar a orla inteira da cidade. De um lado, a Baía de Todos os Santos, do outro, o Cristo e mais adiante, do Rio Vermelho até Itapuã, nossa rainha do mar, Janaína, Iemanjá.

+ infos:
Blog Memórias da Bahia:
O Cristo da Barra como era antes
O dia em que depredaram o Cristo da Barra e roubaram parte da base
Blog Soteropolitanos da Orla, com texto de Lízia Sena: Cristo redentor baiano

motivo #321

 

This entry was written by carolangom and published on November 17, 2013 at 4:21 am. It’s filed under dia de sol, passeio, programa família, programa gratuito, vista and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: