365 motivos para amar Salvador

28 de novembro – Piada de chuva

Por Carol Andrade

Uma das inúmeras montagens que circularam por conta do dilúvio que caiu sobre a cidade nesta quinta (28) (Foto: Reprodução)

Uma das inúmeras montagens que circularam por conta do dilúvio que caiu sobre a cidade nesta quinta (28) (Foto: Reprodução)

O dia de hoje foi um caos. Chuva, trovoada, vento, avenidas alagadas, engarrafamento. A cidade ficou embaixo d’água e tudo que a maioria dos moradores de Salvador queria era não precisar sair de casa. Mas o impressionante nessa história é a capacidade de reverter a situação e achar graça desse cenário aterrorizante.

No trabalho – para quem conseguiu chegar – brincadeiras sobre como seria a volta para casa não faltaram. “Hoje eu vou ter que dormir aqui na empresa”, brinca um. Nas redes sociais, pipocaram montagens e piadas com os novos slogans da prefeitura. Nos jornais, além do lance a lance dos alagamentos, houve espaço ainda para as situações loucas e absurdas que muitos precisaram se submeter. Teve vídeo de gente nadando de um lado para o outro da rua e muitos motoristas tentando salvar seus veículos indo para cima dos canteiros da cidade. O resultado? Só desgraceira, mas com um jeito típico soteropolitano: o de achar graça da própria desgraça.

O slogan Salvador vai de bike se transformou nas redes sociais (Imagem: Reprodução/Facebook/Iuri Barreto)

O slogan Salvador vai de bike se transformou nas redes sociais (Imagem: Reprodução/Facebook/Iuri Barreto)

Depois de um dia molhado e totalmente inesperado como esse, em que nada pareceu dar certo, o comum é pensar que tudo que presenciamos (ou os momentos de sobrevivência) não teve um pingo de graça. E pior: que estamos no fundo do poço da infra-estrutura, que a cidade é despreparada e parece ser de papel (desculpa te informar, mas quantas cidades são arrasadas por fenômenos naturais – chuva, terremoto, tufão, ondas de calor, pelo mundo afora? Nem as maiores metrópoles se salvam). Mas, por incrível que pareça, a impressão é que a gente ainda tem certa leveza para encarar um dia de cão como esse. E melhor, sabemos nos divertir, mesmo na pior das situações.

Rapidamente o projeto Salvador vai de bike virou Salvador vai de barco ou Salvador não vai. Aliás, as maiores piadas do dia levaram em conta veículos alternativos como jet ski, boia e sobrou até para o Stand Up Paddle. Mas ainda rolou tema de cinema com cenário de fim do mundo, de guerra, monstros aquáticos e canoas atravessando as ruas nas montagens das fotos.

Medo de ver seu carro sendo engolido pela água? De ficar ilhado em pé e em cima dos bancos do ponto de ônibus? De ficar doente? Com certeza, desespero total. Mas serviu como tragicomédia, como em todos os últimos casos semelhantes ao de hoje. Uma fatalidade inconveniente que todo mundo que saiu de casa, foi obrigado a passar. Mas o melhor foi escapar de tudo e, depois deste longo e úmido dia, contar isso com entusiamo para os amigos. Aliás, o melhor é aproveitar a situação para transformar um dia como esse em uma verdadeira resenha.

+ infos:
Portal iBahia: Internautas fazem piadas em dia de mau tempo na capital baiana
Varela Notícias: “Salvador vai de barco”: População faz piada sobre caos na capital baiana devido à chuva
Jornal A Tarde: Chuva em Salvador é assunto mais comentado nas redes sociais

motivo #332

This entry was written by carolangom and published on November 28, 2013 at 2:18 am. It’s filed under dia de chuva, Soteropolitanidades and tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

2 thoughts on “28 de novembro – Piada de chuva

  1. Pingback: 29 de novembro – Café do MAM | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 31 de dezembro – admirar Salvador pela janela | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: