365 motivos para amar Salvador

1º de dezembro – Ensaios de Verão

Por Carol Andrade

O Museu du Ritmo na estreia do ensaio de verão 2014 da Timbalada (Foto: Edgard de Souza / Divulgação)

O Museu du Ritmo na estreia do ensaio de verão 2014 da Timbalada (Foto: Edgard de Souza / Divulgação)

A gente sabe que o verão chegou quando, além do calor, começam os primeiros ensaios musicais da temporada na cidade. Isso é sério. A atmosfera fica diferente, um clima de festa vai dominando Salvador.  E neste domingo, foi dada a largada para os shows que agitam o Museu du Ritmo, lá no Comércio. É que a Timbalada, uma das bandas mais tradicionais quando o assunto é ensaio de verão, já começou a aquecer os seus tambores como prévia do Carnaval do ano seguinte. E, nessa onda de calor, um alívio de fim de ano – onde tudo parece que será permitido – vai surgindo. É tempo de música, festa, pegação, férias e muito sol.

Os primeiros hits já começam a tocar nas rádios e televisão. O axé, o arrocha e o pagode, entre outros estilos animados e com a cara de Carnaval, se antecipam em uma prévia do que a gente pode esperar por aí. Todo fim de semana é de folia. Mas algumas bandas e artistas apostam alto nos dias úteis mesmo. Este é o caso do Harmonia do Samba, que promove a sua Melhor Segunda-feira do Mundo, a partir de janeiro até as vésperas do Carnaval.

Carlinhos Brown, Cheiro de Amor, Margareth Menezes, Jammil e Uma Noites, Ara Ketu, Psirico, Cortejo Afro e Olodum são outros que geralmente fazem temporadas de shows nessa época do ano e atraem um bom público de soteropolitanos e turistas. Mas artistas de outros estilos, como Marcia Castro e até Luiz Caldas, causaram burburinho no verão de 2013 e – a gente espera! – devem repetir o sucesso nesta próxima vez.

Seja toda semana ou de quinze em quinze dias, não importa. O ensaio de verão exige uma temporada razoável de alegria. Quanto mais convidados em cima do palco, melhor. Homenagens, figurinos especiais e sucessos que prometem grudar na cabeça são obrigatórios. Para as grandes produções, os maiores espaços são o Museu du Ritmo, que abriga os ensaios da Timbalada e de Carlinhos Brown, e ainda o Wet’n Wild e o Bahia Café Hall, ambos na Paralela. O Pelourinho também recebe alguns dos mais queridos ensaios de verão, como o do Cortejo Afro e do Olodum, mas há quem prefira o clima carnavalesco mais tradicional e, por isso, deve se programar para visitar o Clube Fantoches.

Não falta muito para a cidade virar uma festa total. É uma das coisas que a gente mais gosta de fazer e não tem como negar. Se durante o ano todo, a programação mantém um ritmo em diferentes ambientes da cidade, no verão as opções são diversas e ainda mais divertidas. Daquelas que a gente se enche de orgulho para dizer: sim, tem muito o que fazer em Salvador de segunda a segunda. E o melhor é que a gente desce até o chão, se acaba na curtição e ainda vai com a cara mais limpa para o trabalho no dia seguinte. Não tem como não ser feliz no nosso verão.

+ infos:
G1 Bahia: Com homenagem ao Axé Music, Timbalada faz o 1º ‘ensaio do verão’
i
Bahia: Confira os ensaios de verão que já estão rolando em Salvador

motivo #335

 

 

This entry was written by carolangom and published on December 1, 2013 at 3:40 am. It’s filed under festa, show, Soteropolitanidades, verão and tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “1º de dezembro – Ensaios de Verão

  1. Pingback: 23 de dezembro – Espaço Cultural da Barroquinha | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: