365 motivos para amar Salvador

8 de dezembro – Moqueca no Donana

Por Carol Andrade

Na plaquinha da entrada, Donana apresenta o cardápio cheia de sorrisos (Foto: 365 Salvador)

Na plaquinha da entrada, Donana apresenta o cardápio cheia de sorrisos (Foto: 365 Salvador)

Perguntei para os amigos do Facebook qual era a melhor moqueca da cidade e a maioria respondeu: Donana. A preferência também é comprovada pelo prêmio da Veja Salvador, que elegeu  a moqueca de Donana a mais saborosa de Salvador. Não é conversa fiada. Tempero perfeito, camarão graúdo, atendimento excepcional. Tudo no Donana agradou.

A dica é chegar tarde ou muuuito cedo. O restaurante é mesmo muito concorrido e às 15h, horário que cheguei, ainda estava cheio. Os garçons avisam: “Às 12h já está tarde para chegar”. Talvez pelo horário mais tranquilo, o atendimento foi um dos mais incríveis que já tive na cidade. E olha que ao longo desse projeto não foram poucos os ótimos serviços que encontrei por aqui. Simpáticos e prestativos, os garçons fizeram de tudo para agradar.

Com camarão graúdo e tempero deliciosos, ela é conhecida como a melhor moqueca da cidade (Foto: 365 Salvador)

Com camarão graúdo e tempero deliciosos, ela é conhecida como a melhor moqueca da cidade (Foto: 365 Salvador)

Mas claro que o que ganhou meu coração foi a gamela bem servida de moqueca borbulhando. Cheirosa, bonita e deliciosa. Cada camarão maior que o outro e um tempero especial. Ney foi o garçom que atendeu a minha mesa e já foi dizendo: “não vou fazer muita propaganda, vocês vão ver o que vai chegar logo mais!”. Não demorou quase nada e chegava uma baiana, com direito à torso na cabela, segurando a maravilha.

O ambiente é dos mais simples. Ventilador preso na parede, cadeiras e mesas de madeira do tipo barzinho, flores de plástico e um imenso corredor que vai dar em uma varandinha agradável e concorrida. A vista não é mar, mas um verde absoluto de muitas árvores. Logo embaixo, o Conjunto dos Comerciários (por isso o nome).

Pelo menos em horário mais tranquilo, os funcionários são simpáticos e prestativos e rolou o maior carinho entre o blog e a galera (Foto: 365 Salvador)

Pelo menos em horário mais tranquilo, os funcionários são simpáticos e prestativos e rolou o maior carinho entre o blog e a galera (Foto: 365 Salvador)

A história começou com Ana Raimunda Silva Santos em 1988. Para complementar a renda da casa, ela abriu um armarinho no Centro Comercial dos Comerciários. O negócio não deu muito certo e ela teve outra ideia: fazer uns docinhos para vender. Aí sim. De lá para cá já são 23 anos de restaurante e muito sucesso. E hoje, Dona Ana que ainda é responsável pelo tempero e preparo especial, também recebe a ajuda da filha Adriana, que escolhe os ingredientes com o maior cuidado, e de Lúcia.

Além da moqueca, outros pratos fazem sucesso por lá. A mariscada é o prato mais caro da casa e parece farto e delicioso. As moquecas variam em uma média de R$65 e servem para até três pessoas com fome. E o prato encheu tanto a barriga que não deu nem pra pedir sobremesa. Mas os garçons sugeriram um mousse de tamarindo que é novo cardápio e já está arrebatando corações.

Ah! Para quem mora mais longe, o restaurante tem uma filial em Vilas do Atlântico.

+ infos:
Restaurante  Donana: Site
Veja Salvador: A melhor moqueca de Salvador
Endereço (Brotas): Av. Teixeira Barros – Centro Comercial – Conj dos Comerciários – Box 1 e 2.
Horário de funcionamento: 11h30 às 17h (terça, quarta e domingo)e 11:30 às 18h (quinta a sábado)
Telefones: (71)3351-8216 e (71) 3351-8216

motivo #342

This entry was written by carolangom and published on December 8, 2013 at 3:33 am. It’s filed under Paladar and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “8 de dezembro – Moqueca no Donana

  1. Neildo Faria on said:

    Agradecemos o reconhecimento pelo nosso trabalho em oferecer a você e a todos os nossos clientes excelência na qualidade dos nossos pratos e no atendimento. Esperamos o seu retorno em breve. Obrigado. Abraço! Ney

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: