365 motivos para amar Salvador

9 de dezembro – Bom Jesus dos Passos

Por Hailton Andrade*

Bom Jesus dos Passos é uma ilha que faz parte do município de Salvador (Foto: Hailton Andrade)

Bom Jesus dos Passos é uma ilha que faz parte do município de Salvador (Foto: Hailton Andrade)

Sempre que pergunto a algum soteropolitano se já ouviu falar da Ilha de Bom Jesus dos Passos dificilmente escuto uma resposta positiva. Se não é negando, é perguntando: “Bom Jesus dos Pobres?”. Pois então, a querida ilha a qual me refiro faz parte de Salvador e talvez seja o local mais remoto da capital.

Lá, vou desde criança, aprendi a nadar, passei férias inteiras e hoje vou quando posso em busca de tranquilidade, longe de carros, ônibus, motos, o que seja. Não posso nem dizer ‘longe de poluição’, porque a Transpetro de Madre de Deus é logo ali.

Bom Jesus integra a Baía de Todos os Santos, mas tá do lado mesmo é de Madre. Se alguém deseja sair da ilha, seja para comprar alguma coisa que não tem lá ou mudar de vida, o primeiro passo é pegar um lancha e ir para lá. A vida dos moradores da ilha se confunde com a rotina de Madre de Deus e da vizinha Candeias. São Francisco do Conde também é logo ali. É um bate-volta cansativo, com visual bonito, mas sem o estresse do Ferry-Boat.

Depois de todo esse esforço para mostrar a localização da ilha, não preciso dizer mais nada, né?! Melhor acessar o Google Maps de uma vez por todas porque não fui um bom GPS. Fato é que a ilha é calma, menos nas épocas de festas, principalmente no início do ano. Só que mesmo assim é pouco conhecida. Poderia ganhar o mundo ainda. Tem suas belezas e história. O atrativo principal? A simplicidade.

Meu pai e muitos dos meus familiares cresceram lá e provavelmente por isso eu tenha tanto afeto pelo local. Mas não é só uma questão de DNA. Me encantei graças as aventuras de infância que vivi, principalmente quando o lugar sequer tinha energia elétrica ou água encanada e apenas um telefone atendia todos os habitantes, sendo que era preciso pagar 25 centavos para fazer uma ligação a cobrar. Hoje tem tudo isso e mais um pouco, como a internet, mas para seu celular pegar bem mesmo, melhor andar até a praça.

Lá, em Bom Jesus dos Passos, aprendi a pular da ponte, perdi o medo de pisar no mangue quando guri, calejei meus pés andando descalço na terra batida, aproveitei os bons tempos do ‘parque aquático’ Cais de Chico, fiz travessias até a Coroa do Bicho e troquei de pele por não usar protetor. Passeei em barcos, canoas, mas inesquecível mesmo é a pequena e simples catraia antiga do meu avô.

Caminhei zilhões de vezes até a Praça, que esbanja receptividade com uma bela igreja e vista para o mar, durante o dia e principalmente à noite, resenhei muito na Rua do Fogo e curti muito o Nordeste, talvez a rua mais bonita e com o melhor visual de toda a ilha, local de encontro dos apaixonados ou apenas ficantes.

Acordei com as alvoradas no começo das manhãs ouvindo a banda passar e voltei a dormir tantas e tantas vezes. Andei, corri, nadei. De lá, avistei o Loreto, a famosa Paramana, a modesta Maria Guarda e a chique Ilha dos Frades. Atravessei e conheci todos esses lugares, mas sempre pensando em regressar. Ah, Bom Jesus dos Passos, sorte de quem te conhece. Sorte de quem sabe te aproveitar.

Hailton é jornalista e foi convidado pelo blog para postar um motivo pelo qual ama Salvador. 

motivo #343

This entry was written by carolangom and published on December 9, 2013 at 9:42 pm. It’s filed under dia de sol, passeio, praia, Soteropolitanidades, verão, vista and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: