365 motivos para amar Salvador

12 de dezembro – Café Atelier JC Barreto

Por Dudu Assunção*

Guarda-chuvas no teto, brinquedos, pisca-piscas e objetos tomam conta do Café Atelier JC Barreto (Foto: Taylla de Paula)

Molas, guarda-chuvas e todo tipo de objeto tomam conta da decoração artística do Café Atelier JC Barreto (Foto: Taylla de Paula)

Quando você for ao Café Atelier, no Bairro de São Caetano, provavelmente o espaço estará diferente das fotos deste post. E quando for pela segunda vez, certamente verá algo que não viu na primeira, e assim sucessivamente. JC, o dono, muda a decoração diariamente, quase sempre incluindo alguma coisa, quase nunca tirando nada. Ele é artista plástico, dos bons, e coloca no espaço algumas obras que criou em várias épocas, além de guarda-chuvas no teto, presentes que recebe, brinquedos e acessórios que usou durante a vida.

Isso tudo faz com que o lugar, que já é pequeno, seja ainda menor. Essa é melhor parte. O Café Atelier fica completamente lotado com aproximadamente 70 pessoas, mas às vezes recebe 100, às vezes recebe mais de 120. Para evitar problemas com a SUCOM e com os vizinhos, os shows que acontecem lá não podem acabar muito tarde. A solução é simples: Após 22h, as bandas saem do elétrico e vão fazer um unplugged, com a galera sentada no quintal tocando violão até a última pessoa resolver ir embora.

JC Barreto muda a decoração diariamente, quase sempre incluindo alguma coisa (Foto: Taylla de Paula)

JC Barreto muda a decoração diariamente, quase sempre incluindo alguma coisa (Foto: Taylla de Paula)

Os ingressos custam aproximadamente cinco reais. Às vezes três, às vezes é gratuito. De acordo com JC, ninguém fica sem entrar por falta de dinheiro. Nas noites de show, a particularidade mais interessante é a ausência de palco. As bandas se apresentam no mesmo nível do público. E como os músicos ficam posicionados na frente da porta de entrada e saída, as pessoas que chegam ou vão embora passam entre os artistas – quase sempre fazendo um backing vocal ou arranhando o dedo na guitarra ou contrabaixo.

Isso que é interação. O Café Atelier JC Barreto fica na Rua Direta do Bambuí, próximo ao fim de linha de São Caetano. Funciona às sextas e sábados e conta com apresentações musicais, recitais de poesia, rodas de conversa e o que ocorrer. Segundo o proprietário, tudo (tudo mesmo) é permitido.

* Dudu foi convidado pelo blog para postar um motivo pelo qual ama Salvador.

+ infos:Endereço: Rua Direta do Bambuí, 491-A, São Caetano
Horário de funcionamento: nas noites de sextas e sábados

motivo #346

This entry was written by carolangom and published on December 12, 2013 at 3:50 am. It’s filed under arte, música, noite, programa barato, show and tagged , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: