365 motivos para amar Salvador

13 de dezembro – Sexta-feira é dia de vestir branco

Por Carol Andrade

Dia de sexta-feira em Salvador é dia de vestir branco (Imagem: Carybé/Reprodução/Inntituto Carybé)

Dia de sexta-feira em Salvador é dia de vestir branco (Imagem: Carybé/Reprodução/Inntituto Carybé)

Ainda não sei como demorei 12 meses para escrever sobre isso. Mas aconteceu exatamente em uma sexta-feira, dia 13, que de acordo com o filme de terror e algumas superstições, é um dia amaldiçoado. Mas nesta terra não existe maldição, só benção. E a sexta-feira, regida por Oxalá e Nosso Senhor do Bonfim, é dia de vestir branco e espantar a urucubaca.

Por aqui, a tradição manda no figurino. É impressionante perceber a quantidade de pessoas vestidas de branco no trabalho, nas festas, circulando nos ônibus ou na rua. Seja pela religião, ou só por estar em Salvador, o branco na sexta-feira é parte da nossa cultura e comportamento. Tem gente que está de branco para pagar promessa, tem gente que só respeita, uns que usam pelo menos uma pecinha branca, mas tem aqueles que não dispensam a cor só porque fazem parte desse estranho contexto.

Isso quer dizer que sim, tem soteropolitano que usa branco na sexta-feira e nem sabe o porquê. É que na dúvida, é bom seguir a intuição, né? A gente entende. Tenho uma amiga que usa branco na sexta-feira porque uma vez chegou a sonhar com isso. O interessante é que ela nem é ligada ao candomblé, mas segue a orientação a risca. E mesmo que não seja exatamente o branco, as roupas claras vão predominar nesse dia. Observe ao redor e perceba.

No candomblé, o branco é usado nas vestimentas de filhos, mães e pais de santo e a sexta é dia de Oxalá (Imagem: Carybé/Reprodução/Inntituto Carybé)

No candomblé, o branco é usado nas vestimentas de filhos, mães e pais de santo e a sexta é dia de Oxalá (Imagem: Carybé/Reprodução/Inntituto Carybé)

Às vezes acontece de todo mundo no trabalho ir de branco em uma sintonia linda e charmosa. Porque é bonito perceber a harmonia em cores que nós temos e além de tudo, ainda trata-se de mais uma celebração. Com respeito aos nossos antepassados, à nossa cultura, mas também em ritmo de festa. Afinal, está chegando o fim de semana e esse Reveillon fora de época tem um quê de recomeço, de virada de página (ou pelo menos virada de semana), né? A gente sente que o branco dá uma leveza à nossa rotina, funciona como um suspiro necessário.

Pode ser uma viagem da minha cabeça, pode ser só o lance da religião, que por si só já é cheio de beleza e magia, mas é tão bom pensar que para cada pessoa vestida de branco na sexta-feira, a cidade fica um pouco suave, emanando paz e cheia de graça. E que, se todo dia da semana ganha uma cor de um orixá específico (a gente já falou sobre isso aqui!), a sexta parece ser mais especial porque todo mundo entra na festa.

Então agora quando te perguntarem por que ir de branco, você pode dizer que é por Oxalá, por Senhor do Bonfim, pelo fim de semana, pela paz e porque você é soteropolitano (mas claro que quem está fora quer entrar, e aí dá para dizer que o coração é de Salvador).

A música ‘Toda sexta-feira’, de Thalma de Freitas, fala um pouquinho mais sobre isso numa leveza toda especial:

+ infos:
Mais obras de Carybé: Facebook/ Instituto Carybé
Moda iG: Sexta-feira é dia de branco
TvABCD: A moda de usar branco às sextas-feiras
Sotero Street Style: Epá Babá

motivo #347

 

This entry was written by carolangom and published on December 13, 2013 at 4:32 am. It’s filed under cultura afro, moda, Soteropolitanidades and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

One thought on “13 de dezembro – Sexta-feira é dia de vestir branco

  1. Pingback: Deu branco | Gordita

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: