365 motivos para amar Salvador

15 de dezembro – Parque de Pituaçu

Por Fernanda Diniz*

O Pituaçu é o maior o parque urbano de Salvador e toda sua natureza é deslumbrante (Foto: Rodrigo Lopes)

O Pituaçu é o maior o parque urbano de Salvador e toda sua natureza é deslumbrante, perfeita para praticar esportes e passear com a família (Foto: Rodrigo Lopes)

O Parque Metropolitano de Pituaçu é a maior área verde de uso público de Salvador. Foi criado em 1973 e nele encontra-se a Lagoa de Pituaçu, que com seus 200mil m² de espelho d’água, encanta por tamanho e beleza!

Em torno da lagoa foi criada uma ciclovia de aproximadamente 15km de extensão. Que tal dar uma volta de bicicleta em torno dessa imensidão maravilhosa de água? É incrível e uma das poucas opções desse tipo de lazer em Salvador. E sim, é para quem tem fôlego e samba nas pernas!

Na lagoa, um pier dá acesso aos pedalinhos que dão ainda mais charme às águas tranquilas. A diversão é garantida! (Foto: Rodrigo Lopes)

Na lagoa, um pier dá acesso aos pedalinhos que dão ainda mais charme às águas tranquilas. A diversão é garantida! (Foto: Rodrigo Lopes)

Durante o percurso você encontrará de tudo um pouco: pontes de pedra, represas, animais em seu habitat natural, pessoas diferentes (nas vezes que fui encontrei índios, soldados do exército, pessoas de diversas religiões ligadas à adoração a natureza, turistas estrangeiros etc) todo mundo convivendo e se respeitando. Quanto à segurança, não há com o que se preocupar. Existe um esquema formado pela Companhia de Policia de Proteção Ambiental e esta guarda todo o percurso.

Um visual deslumbrante da lagoa e um caminho mágico vão se revelando a cada pedalada. Mas se você não tem uma bicicleta, não se preocupe. Pode aluga-las lá mesmo! Além do mais, o pessoal que curte respirar um ar puro e uma aventura vai gostar desse recanto de natureza.

Obras de Mario Cravo Júnior estão espalhadas pelo Parque de Pituaçu e são uma atração a parte (Foto: Rodrigo Lopes)

Obras de Mario Cravo Júnior estão espalhadas pelo Parque de Pituaçu e são uma atração a parte (Foto: Rodrigo Lopes)

Existem também diversas trilhas ecológicas, onde se pode adentrar mais fundo na floresta do parque e conhecer suas belezas naturais como sua fauna e flora que é riquíssima. Mas para quem prefere curtir o parque aos pouquinhos e não tem lá muita experiência com trilhas, é possível passear de pedalinho, fazer piquenique, se jogar nas quadras de esportes, desfrutar dos quiosques para comer e beber, levar as crianças para brincar nos parquinhos ou apreciar as obras do artista Mario Cravo Junior, que estão espalhadas no jardim do lugar, e ficou conhecido como Espaço Cravo – Parque das Esculturas.

Em torno dos seus 450 hectares de área preservada, existem possibilidades diversas de lazer, cheios de atrativos, com direito a um visual incrível. Com presença garantida de muito verde, ainda é possível se deliciar com pipoqueiro, vendedor de catavento, muitas crianças e uma atmosfera bem leve.

Este é daqueles lugares para apreciar a natureza, levar a família inteira para curtir o dia todo ou praticar esportes. Eu juro, será difícil acreditar, enquanto você estiver lá dentro, que ainda está em Salvador!

* Fernanda Diniz foi convidada pelo blog para postar um motivo pelo qual ama Salvador.

+ infos:
Horário de funcionamento: diariamente, de 8h às 18h
Endereço: Av.Otavio Mangabeira, s/n, Pituaçu
Telefone: (71) 3116-9161
Secretaria do Meio Ambiente Bahia (SEMA): Parque Metropolitano de Pituaçu
Fotografia de Rodrigo Lopes: Pituaçu

This entry was written by carolangom and published on December 15, 2013 at 12:51 pm. It’s filed under arte, Entretenimento, esporte, passeio, programa gratuito, Soteropolitanidades, verão and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: