365 motivos para amar Salvador

19 de dezembro – Largos e praças do Pelourinho

Por Carol Andrade

Márcia Short em show de 2012 na Tereza Batista (Foto: André Frutuôso/Pelourinho Cultural)

Márcia Short em show de 2012 na Praça, às vezes chamada de largo, Tereza Batista (Foto: André Frutuôso/Pelourinho Cultural)

Ao contrário do que muita gente imagina, inclusive muitos soteropolitanos, o Pelourinho é muito bem servido de festas durante o ano inteiro. Tem gente que acha coisa de turista, tem gente que acha que é um lugar abandonado e perigoso e tem gente que só faz reclamar mesmo. Bom, para todas essas pessoas, é bom informar que este é um dos lugares da cidade que não morrem nem em dia de chuva. Mas claro, é no verão, que a noite ferve por lá.

Sim, eu estou falando principalmente da noite do Pelourinho e suas várias opções de diversão. Em épocas comemorativas, como o Carnaval, Dia do Rock, Dia do Samba, é possível se divertir de graça e testemunhar grandes artistas nos palcos espalhados por todo o Pelourinho. Quem esqueceu, por exemplo, de Gilberto Gil nesse São João? Porque eu não.

Entre os principais cantinhos desse nosso amado Centro Histórico, estão o Largo do Pelourinho, onde fica a Fundação Casa de Jorge Amado e onde foram gravados vários filmes, como Dona Flor e Seus Dois Maridos, e o clipe de Michael Jackson. E ainda a Praça Tereza Batista, o Largo Pedro Archanjo e o Largo Quincas Berro D’Água (alguém já notou a semelhança dos três? Tratam-se de grandes e inesquecíveis personagens de Jorge Amado). E para completar, a Praça das Artes e a maior praça do Pelourinho, o Terreiro de Jesus.

A gente sabe que o Pelô está em festa total quando todos esses seis lugares estão com eventos e isso é ainda mais evidente quando acontece tudo no mesmo dia e no mesmo horário. Geralmente isso acontece nas épocas dos ensaios de verão que deixam a atmosfera da cidade ainda mais festeira. O Olodum, por exemplo, ensaia nas Terças da Benção, combinando o ofertório de pãos e bençãos da missa da Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Já a segunda-feira é dia de ensaio do Cortejo Afro, no Largo Pedro Archanjo.

Mas nem só de Olodum e Cortejo Afro vive o Pelourinho. Por lá passam várias atrações locais e nacionais. Do samba ao rock, do reggae ao forró, da MPB ao arrocha. Vale tudo no Pelô! Para a galera mais alternativa, nomes como Karina Buhr, Vivendo do Ócio, BNegão, Larissa Luz, Cascadura, BaianaSystem, Céu, Otto, Lazzo, Radiola, Moraes Moreira e muuuitos outros já passaram e ainda passam pelos palcos dos largos e praças do Pelourinho. Basta ficar de olho na programação do Pelourinho Cultural e marcar na agenda.

O legal é que no Pelô rola esse clima de “tá todo mundo em casa”. Os ingressos são geralmente mais em conta e custam uma média de R$20 (inteira), isso quando as festas não são gratuitas. Um largo é muito próximo do outro, o que facilita o encontro de diferentes pessoas.

A Praça Tereza Batista é em frente ao Largo Pedro Archanjo, e logo adiante ficam a Praça das Artes e o Largo do Pelourinho. Tudo é fácil de achar. E os públicos se misturam em um show ou outro. Um dos detalhes mais marcantes são os turistas, gringos ou não, junto aos baianos da terra e dançando cada um no seu ritmo. Curtindo uma das melhores coisas do Pelourinho: a diversão.

+ infos:
Pelourinho cultural

motivo #353

This entry was written by carolangom and published on December 19, 2013 at 10:43 pm. It’s filed under Entretenimento, festa, música, programa barato, Soteropolitanidades, verão and tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

2 thoughts on “19 de dezembro – Largos e praças do Pelourinho

  1. Pingback: 22 de dezembro – Orquestra Afrosinfônica | 365 motivos para amar Salvador

  2. Pingback: 30 de dezembro – BaianaSystem | 365 motivos para amar Salvador

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: