365 motivos para amar Salvador

21 de dezembro – Treinamento na praia

Por Carol Andrade

Em Salvador, é possível treinar na praia de verão a verão, faça chuva ou faça sol (Foto: Caroline Sitônio/Divulgação)

Em Salvador, é possível treinar na praia de verão a verão, faça chuva ou faça sol (Foto: Caroline Sitônio/Divulgação Summer Fitness)

Dia 21 de dezembro marca a chegada oficial da estação mais quente do ano no Brasil. Mas é certo que o verão 2014 chegou um pouco estranho na capital baiana. Tempo nublado, temperatura amena e chuva a qualquer momento, avisam os meteorologistas. Depois da quinta e sexta-feira debaixo de toró, a boa notícia é que o verão chegou exatamente em um sábado nesse ano. E a chuva pelo menos deu uma trégua. Por isso, e por outras tantas razões, a dica é aproveitar o máximo da praia. E se não dá pra ser em meio a um solzão, que seja se exercitando como uma academia a céu aberto.

Como assim academia? Pois é, a moda do treinamento funcional na praia está dominando a cidade. E para aqueles que se preocupam com a saúde e com o corpinho sarado (por que não?), mas detestam as quatro paredes e os aparelhos nada convidativos das academias, esse é o tipo de sugestão para solucionar seus problemas. O mais interessante é que esses treinamentos funcionais abusam da criatividade.

Pneus, bolas, fitas de suspensão, cordas,  marretas, pesos soltos, cintos e paraquedas de tração são alguns dos equipamentos utilizados pela galera da Summer Fitness, a equipe que é a pioneira em treinamento funcional na praia de Salvador. Essa ideia de aproveitar as areias da praia e toda a paisagem surgiu porque a capital baiana é uma das cidades brasileiras com maior faixa litorânea do país. E, por conta disso, a quantidade de praias urbanas que nos envolve pode ser muito mais dinâmica e interessante para o corpo e a mente.

O treinamento funcional na praia abusa da criatividade com pneus, cordas e a própria areia como equipamentos (Foto: Caroline Sitônio/Divulgação Summer Fitness)

O treinamento funcional na praia abusa da criatividade com pneus, cordas e a própria areia como equipamentos (Foto: Caroline Sitônio/Divulgação Summer Fitness)

Ao longo do ano a gente foi descobrindo que o que não falta é gente a fim de aliar esporte, diversão e o visual de Salvador. Tem a turma da canoagem, do Stand Up Paddle, mas tem ainda os surfistas, a turma do futevôlei e agora mais uma forma de aproveitar a natureza de Salvador. O programa foi desenvolvido pelo educador físico Alexandre Winter e criado em 2010. O projeto ganhou adeptos rapidamente e virou um sucesso. Deu tão certo que ele decidiu estender o treinamento de forma ininterrupta ao longo do ano. Isso quer dizer que dá para treinar na praia faça chuva ou faça sol.

A Summer Fitness tem essa atmosfera de verão o ano inteiro, que a gente tem falado tanto por aqui no blog. Isso é muito a cara da cidade e comprova a teoria de que sim, a cidade está muito viva, com várias ações que duram muito além do tão festejado verão. Para quem se interessou, são três pontos espalhados ao longo da nossa orla: Armação, Paciência, no Rio Vermelho, e Barravento, na Barra. A técnica consiste – e se diferencia – em utilizar o próprio peso corporal na biomecânica de cada exercício, e se concentra na coordenação motora, equilíbrio, resistência, força, velocidade e potência.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual esporte escolher para escrever na lista de promessas para 2014, agora já tem mais uma possibilidade interessante. E já que o treinamento funcional na praia é indicado para todas as pessoas e todas as idades, lembre-se que é sempre bom consultar um médico antes de se inscrever. Para virar o ano em ótima forma!

+ infos:
Summer Fitness: Facebook
Praia de Armação: segunda a sexta, 6h às 7h/ 7h às 8h, e sábados, 6h às 7h/ 7h às 8h
Barravento: segunda a quinta, 19h às 20h/ 20h às 21h
Praia da Paciência: terça a sexta, 6h às7h/ 7h às 8h
Para se inscrever: summer_fitness@hotmail.com

motivo #355

 

 

This entry was written by carolangom and published on December 21, 2013 at 3:07 pm. It’s filed under dia de chuva, dia de sol, esporte, praia, verão and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: