365 motivos para amar Salvador

25 de outubro – bolinho de estudante

Por Carol Andrade

O bolinho de estudante é uma das nossas sobremesas típicas e é conhecido como punheta ou punhetinha (Foto: Reprodução)

O bolinho de estudante é uma das nossas sobremesas típicas e é conhecido como punheta ou punhetinha (Foto: Reprodução)

Punheta ou punhetinha. Estes são os apelidos “carinhosos” do nosso típico bolinho de estudante de estudante, como se este nome já não fosse estranho suficiente. Ninguém sabe direito como o bolinho frito à base de tapioca e coco e coberto de açúcar e canela ficou popularmente conhecido daquelas formas, mas Jorge Amado chegou a registrar a expressão em O Sumiço da Santa: “E tu não sabe menina? Olha que tu sabe muito bem, o nome é punheta, bolinho de estudante é pronúncia de besta!”, diz uma personagem do livro.

Quanto ao nome, reza a lenda que por levar ingredientes tão baratos, poderia ser pago por qualquer estudante. De uma forma ou de outra, o bolinho é aquele típico sabor de infância, sabe? Que derrete na boca. Todo tabuleiro completo que se preze tem seu espaço reservado para o doce.

Também pode ser servido de tamanhos variados, mas a receita é basicamente a mesma sempre. E muito fácil de fazer. Na hora do pedido, é importante saber um detalhe: o bolinho de estudante pode ser servido de duas formas, seco (pronto na saída da frigideira) ou molhado (coberto de açúcar e canela), que é a versão mais famosa do quitute.

Assim como a cocada, o quitute é perfeito para a sobremesa do acarajé ou abará, além de ser favorito dos dos pequenos (e adultos!) formiguinhas. A média de preço varia entre R$2 e R$3. Entre os bolinhos de estudante mais famosos da cidade, está o de Cira.

+ infos:
Blog: Cozinhando Ideias
Blog do Santinha
Programa de TV Dia Dia com Daniel Bork ensina a fazer Bolinho de estudante

motivo #298

This entry was written by carolangom and published on October 25, 2013 at 1:46 am. It’s filed under Paladar and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: